Menu
in

O que é dividendo de fundo mútuo?

Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.

Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.

Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.

O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
O que é dividendo de fundo mútuo?
Um dividendo é uma distribuição dos ganhos de uma ação ou fundo mútuo. Nos esquemas de fundos mútuos, os dividendos são distribuídos quando o fundo registrou lucros na venda de títulos em sua carteira.

De acordo com o regulamento, um fundo só pode declarar dividendos a partir dos ganhos que obteve com a venda de títulos da carteira, ou através de qualquer rendimento corrente sob a forma de juros ou dividendos. Esses ganhos são transferidos para uma reserva de equalização de dividendos e, a critério dos administradores, um dividendo é declarado.

Os dividendos são declarados como uma percentagem do valor nominal do regime (PV) e não do NAV. Se PV por unidade é Rs. 10 e a taxa de dividendos é de 20%, cada investidor na opção de dividendo recebe Rs.2 como dividendo. No entanto, o VLA do regime é reduzido de montante equivalente após a declaração de dividendos. Os investidores na opção de crescimento não têm direito ao dividendo, e o lucro do esquema é refletido no esquema neste caso. Portanto, o NAV da opção de crescimento aumenta em contraste com a opção de dividendos.

A partir de 01 de abril de 2020, os dividendos dos regimes de fundos mutualistas passaram a ser tributados nas mãos dos investidores. Os investidores que optarem por pagar dividendos terão agora de pagar imposto sobre o rendimento sobre qualquer rendimento de dividendos recebido num exercício financeiro à taxa de imposto sobre o rendimento mais elevada que lhes seja aplicável. Os investidores que optarem pelo reinvestimento de dividendos não terão implicações nos seus impostos, uma vez que recebem o lucro em termos de unidades adicionais alocadas no seu fólio.

Leave a Reply