in

O que é imposto sobre dividendos?

Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.

Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.

O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.

O que é imposto sobre dividendos?

Os dividendos são pagos a partir do lucro obtido pelos sistemas de fundos mutualistas exclusivamente a partir de atividades de investimento relacionadas com a carteira do regime e ficam ao critério do administrador fiduciário. Se o regime produzir uma perda num mercado em queda, os administradores podem decidir renunciar ao anúncio de pagamentos de dividendos. Uma vez que o dividendo é um lucro ou rendimento, é considerado tributável e o imposto sobre dividendos aplicável é chamado de imposto sobre a distribuição de dividendos (DDT). Os dividendos anteriores eram tributáveis na fonte, ou seja, o regime tinha de pagar o DDT antes de o distribuir aos investidores. Isso obviamente reduziu o valor do pagamento de dividendos, mas foi isento de impostos nas mãos dos investidores.

Com efeitos a partir de 01 de abril de 2020, o DDT foi abolido e os dividendos dos fundos mutualistas passaram a ser tributáveis nas mãos dos investidores. Agora, a renda de dividendos será considerada como renda de outras fontes, e os investidores terão que pagar impostos sobre ela de acordo com suas placas de impostos individuais. Assim, o benefício ou perda devido ao imposto sobre dividendos de fundos mútuos em comparação com o regime fiscal DDT anterior dependerá da faixa de tributação do investidor.

Anteriormente, todos os investidores recebiam o pagamento de dividendos após uma taxa uniforme de imposto sobre a distribuição de dividendos ter sido deduzida do regime. O DDT teve um impacto igual em todos os investidores, uma vez que reduziu o excedente distribuível do regime através da aplicação de uma taxa de imposto uniforme, dependendo do tipo de regime. Isso não é mais o caso. Enquanto os investidores receberão dividendos em proporção aos seus investimentos, um investidor em uma faixa de imposto mais alta acabará pagando um imposto mais alto sobre os dividendos recebidos do que alguém em uma faixa de imposto mais baixa.

A remoção do DDT tornou-o um campo de jogo nivelado para opções de crescimento e dividendos dentro de um esquema. Assim, os investidores terão agora de ponderar os benefícios de optar por uma opção de dividendos em termos da taxa de imposto efetiva (incluindo cessação e prémio) aplicável a eles e da necessidade de rendimentos de dividendos.

One Comment

Leave a Reply
  1. Dividendos é uma excelente forma de sonegar impostos. O ideal seria somente se pobres pagassem impostos, mas o ICMS faz um excelente trabalho, a final de contas são eles que necessitam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels alesia kozik 6771900

Por que você deve investir em fundos mútuos?

pexels alesia kozik 6778650

Como você deve comparar o desempenho de quaisquer dois esquemas