Para enfrentar a alta questão da taxa de gás no Ethereum, o EIP-4844 foi proposto como uma solução provisória. Mas o que é e como funciona? Um guia não tão técnico para explicar um termo técnico!
O alto problema da taxa de gás no Ethereum levou ao EIP-4844 (também conhecido como proto-danksharding), uma tentativa de introduzir uma solução provisória para aumentar o espaço do bloco dentro da rede, implementando um formato de transações que de outra forma deveriam ser implementadas em sharding, uma estratégia para escalar o Ethereum. Uma vez que a implantação de fragmentos pode levar um tempo, para reduzir a alta quantidade de taxas de gás que os usuários estão pagando atualmente, este novo formato de transação está sendo implementado. Por se trata de uma solução provisória, há apenas uma quantidade limitada de espaço de bloco que foi adicionada, que, na implantação completa de cadeias de fragmentos, adicionaria cerca de 16 MB de espaço de bloco.
Para entender mais sobre essa proposta de melhoria do Ethereum e como ela ajuda a cadeia, vamos cavar um pouco mais fundo!
Como o EIP-4844 ajudará os usuários?
A proposta do EIP 4844 está tentando criar uma solução de “stop-gap” para que a rede possa se aliviar das transações cada vez maiores, adicionando cerca de 2 MB de espaço aos blocos. Como você pode imaginar, isso só dá algum alívio tanto para a rede quanto para os usuários que agora podem contar com as taxas de gás mais baixas.
Quando os rollups forem implementados, eles contarão com os dados fragmentados (que também é conhecido como bolha) para garantir que a rede tenha sido facilitada e que os usuários não incorram em taxas de gás extremamente altas. Outra coisa a notar aqui é que várias versões diferentes deste EIP já foram faladas anteriormente. No entanto, esta versão visa apenas introduzir o formato que será usado para dados fragmentados, sem realmente espará-los.
Um dos principais desafios para isso é a implementação em si. Se apenas uma parte do processo de fragmentação estiver sendo implementada nesta rodada, então como o restante seria implementado? Embora o processo possa parecer simples, dependeria de como a comunidade decide levar isso adiante. Até agora, várias mudanças no nível do solo já foram implementadas, enquanto algumas delas ainda estão em andamento.
A principal compensação na concepção deste EIP é a de implementar mais agora versus ter que implementar mais tarde: implementamos 25% do trabalho no caminho para o fragmento completo, ou 50%, ou 75%?
Antes disso, a maioria dessas atualizações dependia do roteiro rollupcentric para o Ethereum. Proto-danksharding, por outro lado, só fornece os formatos de transação e as regras de verificação para o processo ser executado, sem implementá-lo completamente. Como parte disso, um novo tipo de transação é criado aqui. É conhecida como a “transação de blob-carrying”. Ele tenta incluir as bolhas como dados dentro dos blocos. Estes são utilizados por soluções de camada 2 para ajudar a escalar o Ethereum, sem depender da Máquina Virtual Ethereum (EVM) para acessá-la.
A Necessidade de Proto-danksharding
Atualmente, a rede foi projetada para acomodar transações que compõem cerca de 90 Kb de espaço de bloco para cada bloco. Mesmo que o modelo de taxa de gás fosse ajustado de forma a acomodar tamanhos de blocos maiores, o tamanho máximo poderia potencialmente balão até 18 MB. No entanto, isso em si seria muito caro tanto para os validadores e usuários participantes. Por outro lado, se utilizarmos o mercado dinâmico de taxas que já foi implementado como parte do EIP 1559, isso nos ajuda a acomodar mais transações sem sobrecarregar muito a rede.
Proto-danksharding torna as coisas um pouco menos complicadas. O processo implica a criação de uma transação que contém dados em blobs de tamanho relativamente fixo, introduzindo também um limite superior ao número de bolhas que podem ser incluídos no bloco. Estes são então armazenados pela cadeia de farol, e exigem apenas uma confirmação de compromisso da Máquina Virtual Ethereum (EVM).
Há apenas uma diferença significativa entre o EIP-4488 e o proto-danksharding, que é em termos de implementação. Embora o primeiro introduza mudanças mínimas hoje para criar uma solução provisória, este último requer uma implementação mais aprofundada para que a quantidade de esforço necessário para ser colocada mais tarde seja minimizada. A complexidade da implementação do fragmento limita-se apenas à cadeia de sinalização e não à camada de execução.
O aumento do tamanho do bloco também pode ter repercussões sobre o tamanho do bloco e a capacidade dos validadores de armazenar dados em seus recursos de hardware. De acordo com as estimativas, pode haver um aumento para mais de 2,5 TB de dados por ano. Uma das formas de reduzir isso é excluir os dados de bolhas que envelhecem após um determinado período de tempo, digamos 30 dias ou mais.
Como os usuários acessarão blobs antigos após a implementação do EIP-4844?
Pode ser, mas o objetivo do EIP-4844 não é garantir o armazenamento permanente de dados históricos da blockchain, pois pode acumular uma série de despesas para os participantes da rede. Em vez disso, foi proposto que os dados possam ser armazenados em outros lugares de forma que sejam facilmente acessíveis, como vários aplicativos/protocolos que fornecem esse serviço. Dessa forma, os dados históricos podem ser acessados por quem precisa.
Pensamentos Finais
À medida que nos aproximamos da Fusão, há várias mudanças pelas que o EVM está passando. Algumas dessas mudanças ajudarão a escalar o Ethereum para que ele possa ser habilitado a suportar mais transações e oferecer mais escalabilidade. Proto-danksharding é um deles.