in

O que é um serviço de recuperação de bitcoin? Isso funciona para vítimas de golpes de criptomoedas?

Se você foi vítima de um golpe, sabe que faria qualquer coisa para recuperar seus fundos perdidos. Para um homem da Califórnia, isso significava contar com a ajuda de um “especialista em recuperação de criptomoedas” depois de ser enganado pela moeda Ether durante um esquema elaborado no YouTube.

Mas meses depois – e depois de pagar ao “especialista” o equivalente a mais de US $ 20.000 em impostos – a vítima enfrentou uma dura verdade: ele havia sido enganado mais uma vez.

As criptomoedas tornaram-se alvos lucrativos para golpistas, hackers e golpistas. Dependendo da fonte em que você acredita, os golpes de criptomoeda custam às vítimas US $ 1 bilhão a US $ 14 bilhões apenas em 2021.

Infelizmente, os golpistas não se contentam em roubar seus ativos de criptografia. Uma nova geração de “serviços de recuperação de criptomoedas” fraudulentos e “agências de captação de recursos” atacam as vítimas prometendo recuperar seus ativos perdidos, mas, em vez disso, roubam ainda mais das vítimas.

Então, como você pode identificar um golpe de recuperação de criptomoedas? E existe uma maneira de recuperar de forma legítima e segura a moeda digital perdida ou roubada?

Neste guia, explicaremos como esses golpes de recuperação de criptografia funcionam, como identificar as bandeiras vermelhas de um golpista e o que fazer se você for vítima de um golpe de criptografia.

O que são serviços de recuperação de criptomoedas?

Os serviços de recuperação de criptomoedas prometem recuperar fundos cripto que foram perdidos ou roubados, por exemplo, Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Dogecoin e outras criptomoedas.

Mas, embora existam alguns serviços de recuperação legítimos – que podem ajudá-lo com a recuperação de dados e senhas ou obter acesso à sua carteira Bitcoin, por exemplo – a maioria deles são fraudes.

Esses serviços fazem parte da categoria mais ampla de golpistas de reembolso e recuperação que afirmam investigar e descobrir mercadorias perdidas ou roubadas. Esses golpistas têm como alvo pessoas que já foram vítimas, oferecendo-lhes falsas promessas de recuperar seus bens perdidos, por uma taxa.

Infelizmente, existem muitas maneiras de os golpistas fazerem com que os serviços on-line fraudulentos pareçam legítimos. Por exemplo, eles poderiam:

  • Tenha um site de aparência profissional que apareça nos resultados de pesquisa do Google. É relativamente fácil criar um site e fazê-lo aparecer nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Procure sinais de alerta, como gramática pobre e logotipos e gráficos não profissionais ou de aparência falsa.
  • Escreva comunicados de imprensa falsos que são coletados por editores on-line. Muitos meios de comunicação publicam comunicados de imprensa diretamente dos serviços de distribuição. Os golpistas começaram a escrever comunicados de imprensa falsos se gabando de seus (falsos) sucessos. Muitos deles são publicados sem verificação.
  • Crie depoimentos falsos e histórias de sucesso em seus sites ou mídias sociais. A maioria dos golpistas publica falsos depoimentos e histórias de sucesso com o objetivo de convencer as pessoas de que seu serviço é legítimo. Os golpistas também podem postar essas avaliações falsas em sites de terceiros de boa-fé, como o Trustpilot.

Em geral, os únicos serviços legítimos de recuperação criptográfica são aqueles que ajudam você a recuperar a criptomoeda que você possui, como a recuperação de chaves privadas de discos rígidos danificados.

Qualquer “serviço de recuperação” que afirme usar métodos de hacking ou cobrar uma taxa inicial é uma farsa.

Como funcionam os golpes do Serviço de Recuperação de Criptomoedas

Os golpes do serviço de recuperação de criptomoedas envolvem criminosos que prometem recuperar a criptomoeda perdida quando é impossível fazê-lo. Eles geralmente assumem a forma de golpes pré-pagos que cobram taxas iniciais por serviços que nunca são prestados.

Veja como os golpes de recuperação de criptografia geralmente funcionam:

  1. O golpista segmenta pessoas que já se apaixonaram por um golpe, contatando-as diretamente ou por meio de anúncios em sites ou mídias sociais. Essas empresas de recuperação geralmente se descrevem usando termos como “especialistas em recuperação”, “crankers de recompensas de criptomoedas” ou “serviços de recuperação de carteira”.
  2. As vítimas de golpes veem anúncios nos resultados de pesquisa ou leem contas de recuperação bem-sucedidas no Reddit ou no Twitter e entram em contato com a organização fraudulenta para recuperar suas criptomoedas.
  3. O serviço então cobra uma taxa inicial, muitas vezes centenas ou milhares de dólares. Depois disso, o golpista continua a cobrar taxas adicionais por várias semanas até que a vítima perceba que é uma farsa.
  4. Alternativamente, o serviço pode alegar cobrar uma porcentagem dos fundos devolvidos em caso de sucesso. Mas, em vez disso, eles tentarão roubar informações pessoais ou obter acesso à carteira de criptomoedas da vítima, alegando que precisam de suas palavras iniciais como parte do processo de recuperação. Essas informações podem ser usadas para roubar a identidade da vítima, cometer mais golpes ou roubar várias criptomoedas por meio de fraude financeira.

Como saber se um serviço de recuperação de criptomoedas é legítimo: 6 sinais de alerta

Quase todos os serviços de recuperação de criptomoedas são fraudes, especialmente aqueles que prometem devolver criptomoedas que você não possui mais. Se você vir qualquer um desses sinais de alerta, há uma boa chance de você estar lidando com um golpista:

  1. Eles pedem uma taxa inicial antes de receber ajuda. Esta é a marca registrada de um golpe de pré-pagamento e um bom sinal de que você está lidando com um golpista. Alguns golpistas pedirão um depósito aparentemente pequeno antecipadamente, mas aumentarão a frequência e o tamanho das solicitações de pagamento ao longo do tempo.
  2. Eles afirmam ter “acesso especial” às trocas de criptomoedas. Uma troca de criptomoedas é um mercado digital onde você pode negociar criptomoedas. Os golpistas muitas vezes afirmam ter acesso backdoor a uma troca por meio de “conexões” ou algum recurso de hacking que lhes permitirá rastrear quem o enganou e devolver seu dinheiro. Isso tudo é mentira.
  3. Eles pedem sua senha ou outras informações confidenciais. Se alguém pedir esse tipo de informação, isso significa que está tentando roubar sua identidade ou acessar suas contas.
  4. Eles pedem sua senha e seus detalhes da conta bancária ou da carteira cripto para depositar suas criptomoedas “recuperadas”. Como acima, um golpista pedirá acesso ao seu banco ou carteira cripto na tentativa de roubar mais fundos de você.
  5. Eles não listam um endereço físico ou a empresa está localizada fora dos Estados Unidos. Empresas fraudulentas muitas vezes não listam um endereço comercial. Se o fizerem, geralmente é fora dos Estados Unidos, não é um endereço real ou não parece um lugar real para trabalhar. Nesses casos, é seguro assumir que é uma atividade fraudulenta.
  6. Eles não têm um número de telefone, se comunicam apenas através de plataformas de mensagens ou têm um endereço de e-mail não profissional. Uma pessoa de negócios legítima ficará feliz em discutir seus serviços por telefone e é improvável que conduza negócios por meio de aplicativos como o Telegram ou o WhatsApp. Esses aplicativos geralmente são usados por golpistas para manter o anonimato e evitar a possibilidade de serem pegos pela aplicação da lei.

Mantenha suas criptomoedas seguras: Cuidado com esses 5 golpes de recuperação de criptomoeda

Os golpes de recuperação de criptomoedas estão em constante evolução. Se você vir qualquer uma das seguintes reivindicações, você está lidando com um golpe.

1. “Histórias de sucesso” de clientes no Reddit e nas mídias sociais

Os golpistas de recuperação de criptomoedas geralmente criam contas falsas do Reddit (ou usam contas hackeadas) para descrever “histórias de sucesso” inventadas promovendo seus próprios serviços. Eles oferecem histórias de sóbrios alegando ter perdido suas economias de vida, mas ter sido salvo por um serviço de recuperação.

Não seja enganado! Cuidado com essas bandeiras vermelhas
  • Os golpistas geralmente se referem a “especialistas” no Instagram, WhatsApp, Telegram e aplicativos de mensagens semelhantes. Esta é uma bandeira vermelha imediata: os verdadeiros profissionais são muito mais propensos a usar uma combinação de e-mail e chamadas diretas para realizar negócios.
  • As contas usadas para postar “histórias de sucesso” são novas, têm muito poucas postagens ou mostram sinais de terem sido roubadas por um usuário anterior.
  • As “histórias de sucesso” seguem o mesmo padrão com muito pouco detalhe sobre as despesas incorridas ou os métodos usados para recuperar a criptomoeda. Eles usam linguagem emocional para atingir pessoas perturbadas que estão tentando desesperadamente recuperar seus investimentos perdidos.

2. E-mails falsos e recibos falsos mostrando criptomoedas “recuperadas”

Se o contato for feito com um golpista de recuperação de criptomoedas, eles provavelmente enviarão e-mails falsos projetados para convencê-lo de que eles realmente encontraram sua criptomoeda perdida e que ela está a caminho, assim que você pagar.

Por exemplo, eles podem enviar uma foto de uma carteira cripto (provavelmente photoshopada ou arrancada da internet) mostrando seu suposto saldo. Eles então cobrarão pela entrega dos fundos, o que nunca acontecerá.

Não seja enganado! Cuidado com essas bandeiras vermelhas
  • Os golpistas geralmente usam provedores de serviços de e-mail gratuitos (como Gmail ou Yahoo!).
  • Os golpistas podem usar fotografias, nomes falsos e credenciais falsas, que podem ser verificadas duas vezes com uma simples pesquisa no Google em muitos casos.

3. “Hackers éticos” se oferecendo para recuperar suas criptomoedas

“Hackers éticos” se oferecem para hackear os golpistas originais e roubar sua criptomoeda em troca de uma taxa ou porcentagem dos fundos devolvidos. No entanto, geralmente é impossível encontrar uma identidade do mundo real a partir das informações disponíveis por meio de transferências de criptomoedas.

Mesmo que fosse possível descobrir a identidade do golpista original, é altamente improvável que uma figura de Robin Hood hackeasse e devolvesse sua criptomoeda por boa vontade. Se eles têm a capacidade de hackear e roubar as criptomoedas de outras pessoas, eles provavelmente roubariam as suas.

Não seja enganado! Cuidado com essas bandeiras vermelhas
  • Qualquer alegação de ser capaz de hackear sua criptomoeda, reverter uma transação ou forçar uma chave privada deve ser uma bandeira vermelha imediata. Não há como reverter uma transação uma vez confirmada no blockchain. Da mesma forma, é quase impossível descobrir as identidades dos golpistas para atacá-los.
  • Muitas vezes, os golpistas não farão perguntas-chave sobre se é possível recuperar suas criptomoedas. Em vez disso, eles vão enganá-lo com promessas ao fazer pedidos suspeitos de informações ou pagamentos.

4. Serviços de recuperação de criptomoedas que cobram uma taxa inicial (ou informações pessoais)

Este é o tipo mais comum de golpe de recuperação de ativos digitais e envolve o golpista pedindo uma taxa inicial (normalmente bastante grande) antes de devolver a criptomoeda recuperada. Em quase todos os casos, os golpistas cobrarão taxas adicionais com o passar do tempo, citando várias desculpas para não devolver a criptomoeda.

Não seja enganado! Cuidado com essas bandeiras vermelhas
  • Os golpistas de pré-pagamento geralmente apresentam solicitações estranhas, como taxas iniciais, “doações” e solicitações de pagamento ou suas informações pessoais.
  • Os golpistas fornecem as razões pelas quais as taxas não podem ser pagas após o dinheiro ter sido recuperado.
  • Os golpistas geralmente pedem pagamento em criptomoedas (especialmente moedas menores e menos conhecidas) para garantir que as transferências não sejam rastreáveis e não retornáveis.

5. Recuperação de “gurus”, advogados ou agentes da lei nas mídias sociais

Nesses golpes, os criminosos fingem ser os chamados especialistas, como advogados, investigadores ou agentes da lei e prometem recuperar os fundos roubados para você.

Os golpistas entrarão em contato nas mídias sociais para afirmar que são (ou conhecem) especialistas que podem recuperar suas criptomoedas perdidas.
Eles fazem afirmações exageradas sobre seus sucessos e tentam convencê-lo de que eles serão capazes de realizar milagres. Você deve bloquear esses usuários imediatamente para evitar ser vítima de um golpe.

Não seja enganado! Cuidado com essas bandeiras vermelhas
  • Esse tipo de golpista envia mensagens não solicitadas oferecendo seus “serviços”. Eles geralmente descobriram seu nome por meio de uma postagem de mídia social ou relatório de fraude pública e entram em contato com você já sabendo que você é uma vítima em potencial. É altamente improvável que empresas reais enviem mensagens não solicitadas, especialmente através de plataformas de mídia social.
  • Esses golpistas muitas vezes pressionam você a usar seus serviços, alegando que, se você não agir rápido, poderá perder criptomoedas para sempre. Na verdade, a criptomoeda já está perdida, por isso é melhor reduzir as perdas do que ser vítima de um segundo golpe.

Lembre-se: as agências governamentais legítimas que investigam fraudes nunca lhe pedirão dinheiro e entrarão em contato com você por meio de um endereço de e-mail do governo, não por meio das mídias sociais.

Você pode trazer de volta seu dinheiro ou criptomoedas de um golpe de recuperação?

A triste realidade é que é quase impossível recuperar a criptomoeda roubada. Somente em casos específicos de danos ao hardware ou perda parcial de chaves a criptomoeda é potencialmente recuperável (por exemplo, se estiver parcialmente perdida ou inacessível em um dispositivo de armazenamento antigo).

Se você perdeu a criptomoeda em uma transação enviando-a para uma conta sobre a qual você não tem controle, há muito pouco que você pode fazer para recuperar os fundos.

Existe uma maneira mais segura de tentar obter criptomoedas roubadas?

Se você é
vítima de um golpe de criptomoeda, é improvável que você veja sua criptomoeda novamente. No entanto, existem medidas que você pode tomar para melhorar sua segurança cibernética, evitar futuros golpes e, talvez, recuperar suas criptomoedas perdidas.

Denuncie o golpe à sua exchange de criptomoedas

Ao fornecer à sua exchange detalhes importantes sobre o golpe, eles podem identificar golpistas e impedi-los de perpetrar futuros golpes.

Em casos raros, eles podem congelar a conta do autor e potencialmente devolver as criptomoedas roubadas.

Inclua todos os detalhes sobre os golpistas que você tem, como e quando o golpe aconteceu, e qualquer código de identificação de transação (TXID). O hash TXID fornece informações críticas sobre a hora, o local de recebimento, os valores e muito mais.

Denuncie o golpe às autoridades competentes

Denunciar golpes a agências governamentais ajuda a capturar golpistas e evitar fraudes futuras.

Monitorar e proteger ativos

É crucial garantir que nenhuma informação importante tenha sido transmitida aos autores de fraudes. Se fosse, eles poderiam roubar sua identidade ou acessar mais de seus ativos, incluindo sua conta bancária ou carteira de criptomoedas.

  • Proteja suas contas usando senhas únicas e fortes e fique atento a violações de dados.
  • Use a autenticação

  • de dois fatores (2FA) ou a autenticação multifator (MFA) em todas as suas contas. Sempre que possível, use um aplicativo autenticador (como o Authy) em vez de SMS para seus códigos 2FA.
  • Mantenha suas chaves privadas. Ninguém precisa saber disso.
  • Mantenha-se cético e mantenha-se atualizado sobre os métodos atuais de fraude.
  • Ignore todas as solicitações, promessas e ameaças que você recebe por meio de mensagens de texto e e-mails; e sempre entre em contato com empresas ou agências governamentais diretamente por meio de suas informações de contato oficiais.
  • Nunca envie suas informações pessoais ou de pagamento para outro indivíduo pela Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

invest crypto 28

Cripto: por que usá-los?

pexels roger brown 5698697

Qual é a melhor empresa de recuperação de Bitcoin?