O padrão de cunha em queda é uma tendência importante que indica uma futura tendência de alta. Ela é larga no topo e se estreita à medida que o preço cai. Quando as altas e baixas de reação convergem, o movimento de preços forma um cone inclinado para baixo.
Quando um mercado está centrado entre duas linhas de suporte de cruzamento e resistência, forma-se um padrão de cunha em queda. Quando as linhas de apoio e resistência apontam para baixo, isto também é uma indicação de uma cunha em queda.
A inclinação da linha de resistência deve ser maior do que a da linha de apoio.
As características mais importantes da cunha de queda são as seguintes:
Ela tem linhas de tendência convergentes.
O volume diminui à medida que a linha de tendência avança.
É precedido por uma quebra acima da linha de tendência superior.
Pode ser interpretado como uma continuação ou inversão da linha de tendência, dependendo de sua posição no gráfico de preços. Ambos os cenários implicam em condições de mercado diferentes que precisam ser consideradas.
Para distinguir os padrões de continuação e inversão na linha de tendência, procure a aparência de uma cunha caindo. Se ocorrer em uma tendência de alta, é um padrão de continuação; se ocorrer em uma tendência de baixa, é um padrão de inversão.
Denota o fim do período de consolidação. A cunha de queda pode, portanto, ser vista como a calma antes da tempestade. Ele sinaliza aos compradores para reagrupar e gerar novos interesses de compra, que é usado para derrotar os ursos e impulsionar a tendência dos preços para cima.
Portanto, uma cunha em queda é uma formação técnica importante que indica que o ajuste ou consolidação acaba de ser concluído, já que o preço do ativo deixou a cunha em alta e a tendência geral continua em geral.
Como você reconhece uma cunha caindo?
O primeiro passo é determinar se há uma tendência ascendente ou descendente. Em seguida, conecte as máximas e mínimas inferiores utilizando uma linha de tendência. As linhas mostram a convergência e a inclinação para baixo. Uma divergência entre o preço e um oscilador deve ser notada. Ferramentas técnicas adicionais serão úteis para confirmar o sinal de sobrevenda. Finalmente, identificar a quebra acima do ponto de resistência, este é um indicador para entrar no mercado.
Nem todas as cunhas levam a uma fuga. Uma maneira de verificar a tendência é esperar que a fuga comece. Essencialmente, você está esperando um movimento dramático acima da linha de tendência de suporte para uma cunha ascendente ou a linha de tendência de resistência para uma cunha descendente.
Para as cunhas ascendentes, por exemplo, os comerciantes estarão procurando mais por um movimento acima de um nível de suporte anterior. Por outro lado, tenha em mente que a regra geral de que o apoio pode se transformar em resistência durante uma fuga pode se aplicar. Assim você pode esperar pelo início de uma fuga e depois esperar que o preço retorne e ressalte a área de apoio anterior da cunha ascendente. Isto permite que você confirme a mudança antes de abrir sua posição.
A diminuição do volume durante a consolidação do mercado é outro indicador comum de uma cunha próxima à ruptura. Um aumento no volume após uma quebra é um bom indicador de que um movimento maior está em andamento.