Quando o preço de um bem cai rapidamente, ele é chamado de faca em queda. Quando isto acontece, os comerciantes experientes se abstêm de comprar de volta o bem até que este atinja seu ponto mais baixo. Isto porque muitos bens ricocheteiam rapidamente depois que a Faca que cai chega ao seu fundo, também conhecida como serra elétrica.
Por uma série de razões, o comportamento descendente do preço de uma ação a qualifica como uma faca que cai.
Notícias negativas sobre uma empresa emissora podem muitas vezes desencadear o padrão de Faca em queda de um ativo, que é seguido por um amplo desinvestimento do mercado. Nessas situações, o preço das ações freqüentemente se recupera no mercado quando o emissor faz uma boa declaração de acompanhamento.
Se o momento for adequado, uma faca que cai pode produzir lucros enormes para muitos investidores. Se os investidores não comprarem as ações de acordo com a tendência, correm o risco de perder dinheiro se o preço continuar caindo, até que ocorra uma Faca em queda que faça com que os preços subam acima da posição inicial do investidor.
Para pegar uma faca em queda sem incorrer em perdas, você precisará de sorte, coragem e conhecimento do mercado. Os métodos de queda livre não são recomendados para indivíduos com pequenos investimentos ou uma carteira que não seja bem diversificada. Os riscos e recompensas envolvidos, no entanto, tornam esta abordagem atraente para os investidores que vêem o mercado como um jogo, assim como uma oportunidade de lucro.
Como mostrado acima, a Bitcoin (BTC) criou uma faca em queda que indica um mau momento para entrar no mercado, especialmente para touros. Completou sua tendência de queda e recuperou após alguns bons movimentos horizontais no gráfico diário. Os investidores que cronometraram corretamente esta faca em queda entraram no mercado com uma posição curta e saíram quando a faca em queda atingiu seu ponto mais baixo.
Os novos investidores, de acordo com os especialistas, são mais propensos a tentar pegar uma faca que cai, pois ela lhes permite comprá-la a um preço baixo. Os investidores que seguem uma estratégia de longo prazo, por outro lado, podem ser desencorajados por isso, pois acreditam que uma queda das ações acabará por se recuperar. A longo prazo, pegar uma faca que cai pode compensar, mas é uma aposta calculada. Uma parte de sua carteira de investimentos pode ser usada para este tipo de investimento se você tiver uma carteira enorme, mas ter uma porcentagem substancial investida neste tipo de ativo é extremamente perigoso.
A chave para pegar uma faca que cai é esperar cometer um erro. Em vez de reforçar seu erro ao comprar mais, é essencial limitar sua exposição e recuperar seu equilíbrio emocional. Para começar, você deve ter uma forte convicção em sua análise de compra, pois se você estiver incorreto nesta área, não importa o quão maravilhoso seja seu timing. Entretanto, mesmo que você esteja correto e confiante, o mau momento pode ser catastrófico para sua carteira.
As causas por trás de uma faca que cai podem ser muitas. Algumas delas incluem relatórios econômicos, ofertas de ações ao público, níveis de apoio e resistência, más notícias sobre a empresa e muitas outras. Devido a esta ampla especulação e incerteza, na maioria das vezes são as informações internas e não os indicadores técnicos que vêm a calhar antes que uma faca caia.