in

O que é velas: uma cadeia de camada-1 escalável e compatível com EVM

Na corrida para produzir a plataforma de contrato inteligente mais rápida e capaz, as blockchains geralmente precisam comprometer-se em pelo menos um dos três recursos: velocidade, segurança ou descentralização.

Velas, uma cadeia de contratos inteligentes que aproveita o consenso híbrido (Proof-of-Stake with Proof-of-History), procura distinguir-se da concorrência, enfrentando todas as três questões equilibradas pelo trilemma blockchain sem quaisquer compromissos.

O que é Velas (VLX)?

Velas é uma cadeia híbrida EVM/eBPF completa que oferece alta segurança, escalabilidade e desempenho, mantendo a finalidade da transação em apenas 1,2 segundos e as emissões de carbono até o mínimo.
Como uma plataforma de contrato inteligente, o Velas é construído para hospedar a próxima geração de aplicativos descentralizados (dApps) e combina a segurança e a velocidade de um sistema de consenso híbrido com as capacidades da Máquina Virtual Ethereum (EVM).

A moeda nativa de velas é conhecida como VLX. Isso é usado para uma variedade de propósitos dentro do ecossistema Velas, incluindo o pagamento de transações e operações de contratos inteligentes e o apoio ao seu sistema de consenso através de estacas.

A plataforma Velas está sendo construída por uma equipe diversificada composta por engenheiros, criptógrafos, pesquisadores e matemáticos. À frente da operação estão a equipe de nível C da plataforma, que é composta pelo co-fundador e CIO Alex Alexandrov, o CEO Farhad Shagulyamov, o COO Shirly Valge e o CTO Roman Cherednik.

A Velas foi fundada em 2019 e sua rede principal entrou em operação pouco depois. Agora, a plataforma está crescendo em popularidade entre desenvolvedores de dApp e usuários de DeFi, graças à sua velocidade, eficiência e poderosos recursos de desenvolvimento.

O blockchain Velas é atualmente hospedeiro de uma variedade de aplicativos DeFi, incluindo o jogo play-to-earn Velhalla, e AstroSwap — uma suíte DEX e DeFi em destaque. A Velas também está construindo um punhado de produtos internamente, incluindo Velas Account, Velas Vault e Velas Wallet.

Como funciona o Velas?

Ao construir em cima da base de códigos Solana, velas começou com uma estrutura para um blockchain altamente escalável capaz de suportar dApps em escala mundial. Esta base de código foi aumentada com uma variedade de recursos projetados para melhorar sua descentralização, acessibilidade e usabilidade

A Velas aproveita uma variedade de inovações para resolver o trilema blockchain — alcançando um equilíbrio entre segurança, descentralização e escalabilidade. Essas inovações incluem uma máquina virtual de última geração para contratos inteligentes de operação segura, bem como um protocolo de consenso eficiente que permite que qualquer número de nodes mantenha a integridade da rede participando da validação de transações.

O blockchain Velas é capaz de sustentar até 75.000 transações por segundo, mantendo as taxas de transação abaixo de US $ 0,00001.

Graças ao suporte da Velas para a Máquina Virtual Ethereum, os desenvolvedores podem portar diretamente seus aplicativos do Ethereum (e outras cadeias compatíveis com EVM como Polygon e Avalanche) para velas sem necessidade de alterações. Isso permite que os desenvolvedores construam suas aplicações na popular e versátil linguagem de programação Solidity, ajudando a reduzir as barreiras à entrada. Alternativamente, os desenvolvedores podem implantar na cadeia de Velas nativa e desenvolver suas aplicações em outros idiomas populares como C e Rust.

A plataforma Velas atualmente opera como um sistema híbrido, com um espaço nativo e um espaço EVM, cada um dos quais tem seu próprio explorador de blocos, mas ainda forma um único livro-razão. Os ativos podem ser trocados entre os dois espaços com uma transação atômica.

A Velas usa uma rede de clusters para manter suas operações. Cada cluster é composto por um conjunto de validadores encarregados de garantir a integridade de seu livro-razão. Os nós validadores são livres para participar de um cluster e participar do processo de validação em troca de uma fração de sua emissão de token. Os usuários também podem delegar seus tokens a um validador para uma parte desta recompensa.

Atualmente, a Velas está operando na versão 3.0 de sua pilha de tecnologia, que inclui um espaço nativo baseado em Solana e um espaço EVM. Mais de 75 produtos estão sendo construídos na plataforma, e estão programados para serem lançados ao longo de 2022 e além.

Roteiro de Velas

Como uma plataforma ambiciosa que busca enfrentar alguns dos desafios mais antigos do espaço blockchain, a Velas tem uma série de itens-chave que está procurando entregar nos próximos meses, incluindo:

  • Melhorando o EVM: A Velas está procurando expandir os recursos de sua implementação da Máquina Virtual Ethereum, aumentando sua velocidade, simplificando seu fluxo de integração do DApp e aumentando a compatibilidade com ferramentas no resto do ecossistema EVM.
  • Conta Velas: A Velas está construindo uma solução de autenticação sem senha que permite a interação com DApps, ao mesmo tempo em que oferece conveniência semelhante a PayPal e cobertura semelhante à conta do Google sem sacrificar a segurança dos usuários.
  • Cofre Velas: Velas Vault é uma solução futura que permite o armazenamento descentralizado de segredos e chaves privadas. Isso permite vários casos de uso, como a custódia descentralizada de ativos nativos de outras blockchains (BTC, ETH, ERC-20, BEP-20, etc).

O que torna velas únicas?

A Velas pretende tornar a web 3.0 mais acessível, democrática e eficiente sem sacrificar velocidade e segurança. Algumas das propriedades que o ajudarão a atingir esse objetivo incluem:

Ultra escalonamento

O blockchain Velas é atualmente capaz de sustentar mais de 75.000 transações por segundo (TPS). Para colocar isso em perspectiva, o Bitcoin pode atualmente sustentar cerca de 7 TPS, enquanto o Ethereum pode lidar com cerca de 15 TPS. O Velas atinge esse nível de escalabilidade completamente on-chain, sem depender de soluções de camada 2 ou vários fragmentos.

Integração EVM

A Velas tem sua própria implementação da Máquina Virtual Ethereum, permitindo que os desenvolvedores construam na plataforma sem precisar aprender novos óculos de ferramentas e idiomas. Isso garante que os usuários regulares possam interagir facilmente com a blockchain Velas, uma vez que agora suporta a carteira Web 3.0 mais popular — MetaMask.

Carbono Neutro e Ambientalmente Amigável

Velas foi projetado para ser muito mais ecologicamente correto do que plataformas concorrentes, fato que em grande parte deriva de seu sistema de consenso híbrido ultraeficiente que combina Proof-of-Stake com Proof-of-History.

Os mais de 100 nódulos e validadores da plataforma usam apenas uma pequena fração da eletricidade das plataformas concorrentes, enquanto aproveitam compensações de carbono para manter a neutralidade de carbono.

Programa de Subsídios

Em agosto de 2021, a Velas lançou seu programa de subsídios, projetado para alimentar o crescimento e o desenvolvimento do ecossistema Velas e estabelecer a infraestrutura para a Web 3.0.

Oferecendo até US$ 100.000 por projeto, a Velas está procurando principalmente financiar aplicações de pedra angular DeFi, projetos que aproveitam novos primitivos financeiros e aqueles que ajudam a fornecer os benefícios do blockchain para um grande público.

Além do financiamento direto, a Velas auxilia startups com recrutamento, networking, marketing, suporte técnico e muito mais para ajudar a maximizar suas chances de sucesso.

Código aberto

A Velas fornece aos desenvolvedores uma estrutura de código aberto para a construção de produtos poderosos sem os obstáculos usuais. Como a plataforma é completamente sem permissão, qualquer pessoa pode ajudar a construir o ecossistema Velas e contribuir com o código para o protocolo principal.

Parceria Scuderia Ferrari

Velas recentemente estabeleceu uma parceria de vários anos com a Scuderia Ferrari. Como parte da parceria, a marca Velas será estampada nos carros de corrida de Fórmula 1 da Ferrari, ajudando a fornecer exposição a longo prazo para a marca, ao mesmo tempo em que abre caminho para novas iniciativas compartilhadas entre as duas marcas.

crypto 00039

Robinhood New Listings: O que a nova criptomoeda adicionou robinhood,?

crypto 00047

Top 10 alternativas shiba que estão prestes a explodir