Os futuros são um tipo de derivativo nos mercados. O que faz deles uma derivada? O valor do contrato é “derivado” do ativo subjacente.
Na verdade, não são “ações”. Ao contrário das ações, você não está comprando uma ação de uma empresa, por si só.
Em vez disso, você está comprando um contrato. E esse contrato é um acordo entre compradores e vendedores para fazer a transação no final da data de vencimento do contrato.
Ao contrário das ações, os futuros podem exigir que você, o comprador, tome posse da mercadoria subjacente quando o contrato expirar. Por exemplo, se você comprar futuros de ouro de dezembro, seu contrato expirará no final de dezembro e você precisará tomar posse da mercadoria ou seu equivalente em dinheiro, o que dependerá da troca onde o contrato foi comprado.
Dito isto, os futuros são frequentemente comprados e vendidos muito parecidos com ações. Eles são uma oportunidade para os especuladores apostarem na queda ou queda dos preços em uma determinada commodity ou índice. Além disso, eles são frequentemente usados como um hedge para outras posições de portfólio, como ações. Na verdade, existem algumas classes de ativos que você pode negociar como futuros. Aqui estão um punhado:
- Futuros de metal para ouro, prata, níquel, cobre, etc.
- Índice futuro para mercados como Dow, NASDAQ e S&P500
- Commodities como trigo, milho, petróleo bruto, soja
- , futuros de Bitcoin e títulos do tesouro
Futuros de moeda
Não importa quais futuros você compra ou vende, você vai querer ter certeza de ter uma boa compreensão da dinâmica de oferta e demanda, análise técnica e até eventos mundiais. Discutiremos algumas dessas estratégias futuras em um momento.
COMO NEGOCIAR FUTUROS
Existem muitas estratégias que podem ajudá-lo a aprender a negociar futuros, mas você deve começar primeiro com um corretor que oferece negociação de futuros. Há muitos para escolher e não vamos entrar nisso aqui. Em vez disso, discutimos as ramificações da margem, especulação, compra e venda, e cobertura.
A maioria dos corretores oferece aos comerciantes a capacidade de negociar usando a margem. Em outras palavras, seu poder de compra é aproveitado com apenas uma pequena quantidade de capital inicial. Isso permite negociar contratos sem colocar em prática 100% do valor do contrato. Alguns corretores lhe darão 20:1, outros 100:1, ou até mesmo maior alavancagem para o seu depósito inicial.
Como dissemos antes, pode ser um Catch 22. Saiba o que você está fazendo, ou essa quantidade de alavancagem irá rapidamente consumir sua conta.
Especular sobre futuros é uma das formas mais populares de negociar futuros. É como qualquer outra especulação. Compre um contrato apostando que ele vai subir de preço, e você terá um lucro uma vez que você vender o contrato. Você também pode negociar futuros no lado curto, apostando no preço de uma mercadoria para cair. Chamamos isso de venda curta.
Se você vender um contrato futuro em suma e ele cair de preço, você vai cobrir sua posição curta e fazer um lucro uma vez que você atinge um preço direcionado e mais baixo.
Finalmente, muitas instituições e comerciantes negociam futuros para fins de cobertura. Hedge é um termo chique para proteger suas posições no mercado. Por exemplo, digamos que você tenha uma posição longa no S&P500. Como um veículo de investimento de longo prazo, espera-se que o S&P500 continue em alta. No entanto, no curto prazo, espera-se que faça uma correção e vá para baixo.
Para proteger sua posição a longo prazo, a curto os futuros do S&P500 até o final da correção. Isso protege você de quaisquer perdas reais em sua carteira principal.
ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO DE FUTUROS
Assim como o mundo dos estoques, há toneladas de estratégias futuras para escolher. Alguns são quantitativos, outros discricionários. Independentemente disso, a maioria das estratégias futuras será baseada em padrões repetíveis. Nesse sentido, discutimos a importância das zonas de liquidez e usamos um exemplo de estratégia de reversão para ilustrar como negociar futuros.
Zonas de liquidez são áreas em um gráfico de futuros que dizem onde os grandes jogadores estão acumulando ou distribuindo seus contratos. Normalmente, o preço se reunirá nessas áreas, desde que haja demanda ou demanda. No entanto, uma vez que a oferta esteja esgotada, ou vice-versa, o preço se afastará da área na direção de menor resistência.
Quando um contrato futuro está sendo acumulado, muitas vezes ele permanecerá em uma área tempo suficiente para as instituições acumularem contratos. Uma vez comprados contratos suficientes, o preço é marcado. Então, veja como o preço se move mais alto a partir dessas zonas de liquidez.
Por outro lado, quando o preço de uma commodity se expandiu demais, é provável que veja a distribuição desses contratos que foram acumulados a preços muito mais baixos. O resultado é a “facilidade de movimento” nas zonas de liquidez que anteriormente apoiavam o ativo.
Encontre uma configuração dentro de uma estratégia de negociação de futuros
Agora que você já viu a ideia geral de como um negócio futuro pode se mover, você vai querer adicionar um modelo ou “configuração” ao seu arsenal. Isso lhe dará uma maneira de definir o seu risco antes de tomar uma posição, longa ou curta.
Por exemplo, vamos olhar para o lado longo.
Já escrevemos sobre o padrão de contração de volatilidade e armadilhas curtas. O padrão de contração de volatilidade é geralmente uma indicação de uma grande demanda em uma mercadoria, ações ou outro ativo. Ele revela que a oferta é difícil de encontrar e que a demanda suporta constantemente o preço do ativo.
No exemplo do petróleo bruto acima, se compararmos os gráficos de 30 metros, vemos este modelo sendo reproduzido antes de obter um lança de toda a base.
Note-se que, apesar do fracasso do colapso, o petróleo bruto continuou a manter mínimas mais altas. Além disso, podemos supor que a pressão de venda que veio sobre o fracasso da falência só alimentou o preço das mercadorias mais alto. Porque? Se havia vendedores a descoberto nessa pressão de venda, eles eventualmente tiveram que cobrir suas posições à medida que o preço subia.
Esperamos que você veja que muitos dos mesmos modelos que usamos na negociação de ações também podem ser usados como estratégias de negociação de futuros. Por essa razão, certifique-se de praticar suas estratégias em nosso simulador para determinar seus melhores resultados possíveis antes de colocar dinheiro real para trabalhar.