Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
O que são índices?
Os fundos de índice são fundos mútuos passivos que imitam os índices populares do mercado. O Gestor de Fundos não desempenha um papel ativo na seleção de setores e ações para construir a carteira do fundo, mas simplesmente investe em todas as ações que compõem o índice a seguir. A ponderação das ações do fundo corresponde de perto à ponderação de cada uma das ações do índice. Este é um investimento passivo, ou seja, o gestor do fundo simplesmente copia o índice enquanto constrói a carteira do fundo e tenta manter a carteira em sincronia com o índice em todos os momentos.
Se o peso
de um título dentro do índice mudar, o gestor do fundo deve comprar ou vender ações do título para ter seu peso na carteira alinhado com o do índice. Embora a gestão passiva seja mais fácil de seguir, o fundo nem sempre produz os mesmos retornos que o índice devido a um erro de rastreamento.
O erro de rastreamento ocorre porque nem sempre é fácil manter as ações do índice na mesma proporção e os custos de transação são suportados pelo fundo ao fazê-lo. Apesar do erro de rastreamento, os fundos de índice são ideais para aqueles que não querem correr o risco de investir em fundos mútuos ou ações individuais, mas gostariam de aproveitar a exposição ao mercado mais amplo.