Pudgy Penguins é uma coleção NFT de 8.888 pinguins colecionáveis exclusivos na blockchain Ethereum. Cada NFT é um token ERC-721 , o padrão para tokens não fungíveis na blockchain Ethereum. No momento da escrita, os 8.888 Pudgy Penguins estão espalhados por 4.491 proprietários, com um preço de piso de 0,93 ETH e um volume negociado de mais de 48.000 ETH.
Pudgy Penguins lançado em 22 de julho de 2021.
Todos os Pinguins são únicos e gerados aleatoriamente a partir de mais de 150 traços desenhados à mão. Os cinco Pudgy Penguins mais raros não são desenhados à mão: eles estão em um terno de banana, uma fantasia de tubarão, um terno de abacaxi, e uma fantasia de fantasma, e um deles está voltado para a direção oposta de todos os outros Pinguins.
Os Pudgy Penguins foram criados por uma equipe de fundadores pseudônimos:
- Mrtubby: co-fundador, colecionador de NFT e estudante de Ciência da Computação
- Mickyj: o líder de design e um veterano na faculdade.
- Jonah: segundo ano na faculdade.
- Cole: Coletor de NFT e empreendedor digital.
- Miinded: uma equipe inteligente de desenvolvimento de contratos e sites.
Index du contenu:
Como funcionam os Pudgy Penguins?
Pudgy Penguins é um projeto NFT de perfil (PFP) que ficou extremamente popular após seu lançamento em julho de 2021. Em seu auge, o projeto excedeu um preço médio diário de vendas de 3,8 ETH, com volume de transações semanais superando o de projetos de NFT premium como CryptoPunks e BAYC. O pico do projeto Pudgy Penguins coincidiu com o pico da tendência pfp no espaço NFT.
Esses projetos pfp são muito populares porque seus proprietários muitas vezes mostram a arte digital comprada em seus perfis de mídia social (principalmente Twitter) como avatares. Projetos pfp muitas vezes geram até 10.000 peças de arte únicas, com cada personagem tendo sua própria variedade de traços com raridades diferentes. As peças mais raras de projetos populares podem obter preços de 50 ETH ou mais (seis dígitos em termos de USD). O projeto mais popular da PFP é o Bored Ape Yacht Club, com várias celebridades da lista A como Stephen Curry, Eminem, e outros possuindo um Bored Ape PFP.
Pudgy Penguins foi um projeto pfp que cresceu no turbilhão do sucesso do BAYC e esgotou em apenas 20 minutos. Em apenas uma semana, o preço do piso dos Pudgy Penguins era de até 2,4 ETH, tornando-se um dos projetos NFT mais valiosos da época.
O que torna os Pudgy Penguins únicos?
Pudgy Penguins é um projeto único por causa de sua história de fundo que o viu subir incrivelmente rápido e cair da graça mais tarde devido a problemas internos.
Um começo impressionante
Além de se venderem incrivelmente rápido, os Penguins também receberam muita atenção dos principais meios de comunicação, como o New York Times, que o apresentou em sua primeira página. Com a tendência pfp atingindo o pico no verão de 2021, alguns especularam que pudgy penguins pode até mesmo superar o BAYC no preço do piso. O hype foi alimentado pela equipe (que na verdade consiste apenas de alguns estudantes universitários anônimos), que prometeram airdrops, um jogo a ser desenvolvido, e muito mais.
Problemas Internos
Com o mercado de NFT esfriando, o projeto teve dificuldades com o descontentamento interno em dezembro de 2021. Um de seus moderadores, que atende pelo nome de usuário “Darth” (ou @coldpizza_eth no Twitter), apresentou alegações de que ele não foi compensado o suficiente pela enorme quantidade de trabalho colocado no projeto. Supostamente, a equipe havia lhe oferecido um salário semanal de menos de US $ 1.000, que Darth achou inadequado e expressou seu descontentamento em um espaço no Twitter. Darth também acusou os líderes do projeto de tentar suborná-lo e igualá-lo a um trabalhador de baixa qualificação que não era digno de salários mais altos.
Enquanto a equipe finalmente conseguiu lidar com a tempestade de e difundir a má imprensa que pudgy penguins tinha recebido, não foi o último RP negativo do projeto.
A Queda da Graça
O golpe assassino para o projeto Pudgy Penguins veio com o airdrop da NFT estragado no dia de Natal. Depois de passar um conjunto de ovos NFT para os membros da comunidade, o comércio frenético estava em andamento para a revelação no dia de Natal, com muitos membros especulando o que a NFT poderia conter. A eventual revelação foi uma enorme decepção, já que os NFTs acabaram por ser preguiçosamente projetados varas de pesca. A comunidade estava compreensivelmente furiosa, e um lançamento subsequente de uma coleção “Lil Penguins” não fez muito para aplacar eles (mas preencheu os cofres dos fundadores do projeto).
Eventualmente, as conversas entre os fundadores da Pudgy Penguins e o projeto baleia @9x9x9eth vieram à tona, com o 9x9x9 acusando a equipe de tentar descarregar o projeto para lucrar com o sucesso. A equipe posteriormente drenou o tesouro e retirou tudo para suas contas pessoais da Coinbase.
Basta dizer que isso apagou o preço do piso do projeto. Também levou a um esforço da comunidade para expulsar o fundador Cole e a equipe como os executivos encarregados dos Pudgy Penguins. Houve também várias ofertas de personalidades legítimas e sombrias no espaço Crypto Twitter para comprar o projeto Pudgy Penguins.
O mais recente desenvolvimento foi um esforço para embrulhar os NFTs e desviar a negociação do projeto original para um PenguDAO que não recompensaria os fundadores originais com royalties da negociação de mercado secundário. No entanto, Pudgy Penguins continua sendo um projeto contestado e um estudo de caso interessante na gestão bem sucedida e mal sucedida de um projeto NFT.
Pudgy Penguins na Mídia
No seu auge, pudgy penguins foram cobertos por Kevin Roose, o colunista de tecnologia do NYT, em um artigo intitulado “Eu entrei para um Penguin NFT Club porque aparentemente é isso que fazemos agora.”.
Roose cobriu como ele foi derrubado por dois pinguins por um dos fundadores do projeto, que descreveu a motivação para lançar Pudgy Penguins da seguinte maneira:
“Havia um enorme potencial de meme em pinguins gordos, então decidimos rolar com isso.”
Roose cobriu os Pinguins com uma luz bastante positiva, comparando o hype da NFT com o frenesi de meme-stock iniciado pela GameStop. Ele disse:
“E embora eu pessoalmente não investisse meu dinheiro de aposentadoria em Pudgy Penguins, acho as objeções mais comuns a eles bastante pouco convincentes.”
Ele concluiu que a negociação da NFT foi um desperdício, mas eventualmente inofensiva e, sem saber, previu a dor eventual para alguns dos detentores da NFT que permanecem nela por muito tempo:
O pior que você pode dizer sobre nFTs da comunidade é que eles estão encorajando as pessoas a pagar em excesso pelo que equivalem aos direitos de gabarito digital, e que os inevitavelmente acabarão segurando o saco quando a bolha estourar. Mas duvido que muitos fãs ficariam dissuadidos com o argumento.”