Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
O que são sistemas de depósitos não regulamentados?
Houve
muitos casos em que investidores crédulos foram atraídos para esquemas de investimento que prometem retornos mais altos do que os disponíveis no mercado sem muito risco negativo. Esses esquemas de investimento não regulamentados são chamados de regimes Ponzi e vêm com riscos muito altos. Os sistemas de caução não regulamentados são sistemas de caução realizados por indivíduos, grupos de indivíduos ou uma empresa para fins comerciais que não estão registados em nenhuma das nove autoridades reguladoras responsáveis pela supervisão de todos os tipos de sistemas de depósitos na Índia. Esses esquemas geralmente prometem retornos muito altos com pouco ou nenhum risco.
Milhares de investidores perderam seu dinheiro suado em muitos desses esquemas de depósito não regulamentados, e isso forçou o governo a aprovar a Lei de Proibição de Sistemas de Depósitos Não Regulamentados em 2019. Esta lei lista os sistemas de custódia regulamentados e também inclui opções de investimento, como fundos mútuos e serviços de gerenciamento de portfólio (PMS) que não são convencionalmente considerados como sistemas de depósito.
Quando você se deparar com uma opção de investimento que parece muito promissora com muito pouco risco, lembre-se de que risco e recompensa sempre andam de mãos dadas. Não há almoço grátis no mundo e um retorno maior sempre virá com maior risco do que uma opção de investimento que oferece um retorno menor. Os sistemas de depósitos não regulamentados visam enganar os pequenos investidores que não entendem esse trade-off entre risco e retorno. Esses esquemas fraudulentos operam apenas atraindo investidores para esquemas com retornos atraentes, sem mencionar o risco.
O maior risco dos investimentos não regulamentados é que o retorno não é garantido e existe uma elevada probabilidade de os patrocinadores do regime não cumprirem os pagamentos prometidos ao abrigo do regime. Uma vez que o regime não está registado em nenhuma das nove autoridades reguladoras listadas, não pode abordá-las para recuperar o seu dinheiro, caso o regime se revele uma fraude.
A Lei dos Sistemas de Depósitos Não Regulamentados de 2019 torna ilegal aceitar tais depósitos, o incumprimento fraudulento dos pagamentos prometidos aos depositantes ou mesmo a promoção de tais sistemas. Estas infracções foram puníveis. Então, da próxima vez que você ouvir sobre um esquema de investimento que promete um retorno muito maior do que você pode obter em outro lugar e não parece arriscado, promete dobrar seu dinheiro em algum tempo ou promete torná-lo um milionário sem colocar nada em jogo, tente verificar quem está executando os esquemas, Se o regime está registado numa das entidades reguladoras.