Um dos requisitos mais importantes para uma moeda é a capacidade de gastá-la, e o Bitcoin não é diferente a esse respeito. Existem muitas maneiras de adquirir Bitcoin, desde a compra até a mineração, mas gastá-lo pode ser um pouco mais desafiador.
Onde gastar Crypto
Este artigo tem como objetivo dar-lhe uma melhor compreensão de como e onde você pode gastar Bitcoin. Forneceremos uma visão geral de algumas das principais empresas que aceitam o Bitcoin como opção de pagamento; Também discutiremos as limitações e taxas envolvidas para que você não acabe pego de surpresa.
Não se preocupe se você não estiver interessado em usar seu Bitcoin para comprar itens dessas grandes empresas, também cobrimos diferentes casos de uso que vão desde negociar Bitcoin para outras atividades ou doá-lo para instituições de caridade.
Grandes empresas que aceitam Bitcoin
Existem muitas empresas que aceitam Bitcoin para compras online, incluindo algumas das maiores empresas do mundo. A maioria dessas grandes empresas não aceita bitcoin diretamente, mas aceita pagamento através de um processador como BitPay ou Coinbase. Os processadores de pagamento cobram uma pequena taxa, geralmente em torno de 1%, e convertem o Bitcoin na moeda preferida do comerciante. Alguns comerciantes podem repassar essas taxas para o cliente, embora eles provavelmente passariam despercebidos, uma vez que as taxas são mais baixas do que seriam com métodos de pagamento tradicionais, como cartões de crédito.
Overstock
Com mais de um bilhão de dólares em receita anual, a Overstock é uma das maiores varejistas online do mundo. Em 2014, a Overstock se tornou a primeira grande varejista a aceitar o Bitcoin como opção de pagamento, usando a Coinbase como seu processador de pagamento. Muito do que a Overstock oferece é móveis e decoração de casa, mas eles também vendem tudo, desde eletrônicos até roupas até artigos esportivos ao ar livre. Os pagamentos em Bitcoin estão atualmente disponíveis no site da área de trabalho Overstock.com mas não são aceitos no site móvel ou Overstock.ca no momento em que este artigo foi escrito.
Newegg
Outro dos maiores varejistas online do mundo, Newegg, vem aceitando Bitcoin via BitPay em sua loja online desde 2014. Newegg vende uma ampla gama de itens, mas eles são principalmente conhecidos por sua seleção de computadores e componentes de computador. Se você está procurando um computador para trabalho ou reprodução, ou se você quer construir um do zero, Newegg oferece uma ampla gama de opções que podem ser compradas com Bitcoin. No entanto, os itens disponíveis para venda no mercado da Newegg não podem ser comprados usando Bitcoin: esta opção só está disponível para itens vendidos diretamente pela Newegg.
AT&T
A AT&T, a maior empresa de telecomunicações do mundo, começou a usar o processador de pagamentos BitPay em maio de 2019 para aceitar pagamentos em Bitcoin para contas online. Isso permite que os clientes da AT&T paguem contas de celular, internet e TV usando Bitcoin.
Flexa
Embora não confirmada, a Forbes informou em maio de 2019 que uma startup de pagamentos chamada Flexa estava testando um aplicativo que permitiria que muitas empresas parceiras aceitassem Bitcoin como opção de pagamento. Algumas dessas empresas incluem Starbucks, Nordstrom e Whole Foods. O Spedn, primeiro aplicativo da Flexa, gera um QR code no telefone do cliente, que é então digitalizado pelo comerciante para débito da conta Spedn do cliente. Assim como outros processadores de pagamento Bitcoin, os comerciantes que usam o Spedn não recebem Bitcoins reais – o Bitcoin é convertido na moeda local por uma pequena taxa e dado ao comerciante.
Empresas que anteriormente aceitavam Bitcoin
Após a enorme atenção que o Bitcoin recebeu no início de 2018, a Microsoft começou a permitir que os usuários depositassem fundos em suas contas microsoft usando Bitcoin. Desde então, parece que a Microsoft removeu essa opção, provavelmente devido à diminuição da atenção popular e à alta volatilidade dos preços do Bitcoin.
Outra grande empresa que anteriormente aceitava Bitcoin era a Expedia, a gigante de compras de viagens online. A Expedia parou de aceitar Bitcoin em meados de 2018, provavelmente pelas mesmas razões sugeridas acima para a Microsoft.
Esses exemplos mostram que algumas das maiores empresas do mundo têm o conhecimento e a capacidade de aceitar Bitcoin quando a demanda do consumidor está presente, o que significa que eles podem começar a aceitá-lo novamente no futuro.
Microsoft e Expedia abandonaram seus pagamentos em Bitcoin e nos mostram que outras empresas que atualmente aceitam Bitcoin nem sempre podem aceitá-lo. Tenha isso em mente ao fazer compras nas empresas descritas neste artigo, pois podem parar de aceitar Bitcoin a qualquer momento.
Outros usos para gastar Bitcoin
É ótimo que as grandes empresas estejam começando a aceitar pagamentos em Bitcoin, mas que outras maneiras podemos gastar Bitcoin? Como o Bitcoin reduz significativamente as barreiras à entrada para o comércio eletrônico e pagamentos online, existem muitas pequenas empresas e instituições de caridade que aceitam Bitcoin.
Compra de cartões de presente
Existem serviços em todo o mundo que oferecem cartões de presente locais em troca de Bitcoin. Esses cartões de presente incluem restaurantes, postos de gasolina, mercearias e muito mais. Você pode até usar seus Bitcoins para comprar cartões de presente da Amazon, onde você pode comprar quase tudo! CoinCards.com e BitRefill.com são duas das opções mais populares para comprar cartões de presente com Bitcoin. Ambas as empresas também vendem recargas para planos móveis pré-pagos.
Negociação para outras criptomoedas
Sem dúvida, o caso de uso mais comum para gastar Bitcoin é trocá-lo por outras criptomoedas. Existem milhares de criptomoedas listadas em exchanges de criptomoedas online, e a maioria delas pode ser comprada ou vendida por Bitcoin. Duas das exchanges de criptomoedas mais populares são a Coinbase e a Binance. Lembre-se, quando você armazena seus Bitcoins em uma exchange você não tem mais posse das moedas e está em risco se a exchange fosse hackeada. A maioria dos especialistas em criptomoedas recomenda uma carteira digital pessoal.
Ouro e prata também são comumente comprados com Bitcoin. Um exemplo de uma empresa que aceita Bitcoin por ouro e prata é goldsilver.com, que vende metais preciosos, como barras e moedas. Goldsilver.com também oferece um desconto de 3% para usuários que compram com Bitcoin, já que é uma das opções de pagamento mais convenientes.
Serviços
O Bitcoin é uma
moeda digital nativa da internet, por isso faz sentido que ele seja usado para pagar por serviços nativos de internet, como registro de nome de domínio. Namecheap.com é uma empresa que aceita Bitcoin como pagamento para registro de nome de domínio. Namecheap foi um dos primeiros provedores de serviços online a aceitar Bitcoin, aceitando-o em 2013.
TravelByBit.com é um serviço online que permite que os usuários reservem hotéis e voos usando Bitcoin. Semelhante a sites de compras de viagens como expedia, TravelByBit fornece um mecanismo de busca para encontrar hotéis e voos e permite que você reserve através de seu site.
Beneficência
Muitas instituições de caridade aceitam Bitcoin porque é fácil postar um endereço de Bitcoin em um site e receber doações sem custos adicionais ou trabalho feito pela instituição de caridade. Doações pseudônimos podem ser facilmente feitas, o que significa que o destinatário não saberia quem você é e veria a doação proveniente de um endereço de Bitcoin em vez de sua identidade.
A Wikimedia Foundation (organização que hospeda a Wikipédia) e o Internet Archive (que mantém um arquivo de materiais digitalizados, incluindo centenas de bilhões de páginas da Web) são dois exemplos de organizações sem fins lucrativos bem conhecidas que aceitam doações de Bitcoin.