Um fundo mútuo é uma empresa administrada profissionalmente que coleta o dinheiro de muitos investidores e o investe em valores mobiliários, como ações, títulos e dívidas de curto prazo, fundos de ações ou títulos e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que desejam diversificar seu portfólio. Em vez de focar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em diferentes títulos para tentar minimizar o risco do portfólio
.
O termo é normalmente usado nos Estados Unidos, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento de tipo aberto no Reino Unido.
Os fundos de dívida fornecem retornos mais baixos, mas relativamente estáveis, do que os fundos de ações. Eles fornecem estabilidade a um portfólio à medida que são negociados no mercado de renda fixa, que é mais estável do que o mercado de ações que afeta os fundos de ações. Todos precisam de um plano financeiro projetado para atender a várias metas financeiras no futuro, como educação universitária para crianças, despesas médicas, moradia, aposentadoria, etc. Investimos nosso dinheiro em diferentes ativos, como propriedades, ouro, ações, fundos mútuos, para alcançar diferentes metas financeiras que surgem em diferentes momentos de nossas vidas
.
Os fundos de dívida são mais adequados para objetivos de curto prazo, em oposição aos fundos de ações adequados a objetivos de longo prazo, como planejamento de aposentadoria, dada sua natureza volátil de curto prazo. Alguns fundos de dívida, como os fundos mútuos líquidos, são adequados para estacionar seu dinheiro por alguns meses se você tiver recebido um bônus ou vendido algum outro investimento e estiver decidindo o que fazer com o dinheiro. Os fundos de dívida também são adequados para metas em que você não quer correr o risco de não alcançá-las, como o dinheiro da educação universitária que você deseja sacar em 2 anos. Você pode investir seu dinheiro em um fundo de renda fixa para esses tipos de metas. Portanto, os fundos de dívida devem fazer parte de todo plano financeiro.