Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Os fundos de ações e dívidas têm fatores de risco diferentes?
Os fundos de ações investem em ações de empresas
, enquanto os fundos de dívida investem em títulos de empresas e instrumentos do mercado monetário. Como esses fundos investem nosso dinheiro em diferentes ativos, eles são influenciados por fatores de risco que afetam as classes de ativos subjacentes.
As ações são influenciadas pelos movimentos do mercado. Portanto, o risco de mercado é o fator de risco mais importante que afeta os fundos de ações. Os fundos de ações internacionais também enfrentam risco cambial devido a flutuações da taxa de câmbio. Os fundos de ações são mais propensos a riscos econômicos e industriais, pois as ações são diretamente afetadas por fatores que afetam o ambiente de negócios e econômico de uma empresa.
Os títulos são
afetados por mudanças nas taxas de juros, pois os títulos nada mais são do que uma espécie de instrumento de empréstimo. Portanto, o risco de juros é o maior fator de risco que afeta os fundos de dívida. As obrigações também estão sujeitas a incumprimento e a descidas de crédito, ou seja, a probabilidade de um emitente de obrigações não cumprir os pagamentos ao abrigo da obrigação ou entrar numa crise financeira que possa prejudicar a sua capacidade de honrar os pagamentos de obrigações. Assim, os fundos de dívida enfrentam inadimplência e risco de crédito significativos.
Ambos os tipos de fundos estão sujeitos a risco de liquidez, ou seja, o gestor do fundo pode ter dificuldade em vender certas participações da carteira se forem mal negociadas ou devido à falta de procura desse título.