Quando você estaciona seu dinheiro em um depósito bancário fixo (FD), o banco promete pagar juros fixos em troca. Aqui você emprestou dinheiro ao banco, e o banco é um mutuário do seu dinheiro, ele lhe deve um juro periódico fixo. Os fundos mútuos de dívida investem em títulos de dívida, como títulos do governo, títulos corporativos, títulos do mercado monetário. Os títulos são emitidos por corporações como empresas de energia, bancos, empresas de finanças domésticas e o governo.
Esses emissores de títulos prometem pagar a seus investidores (aqueles que compram seus títulos), juros periódicos em troca de seu dinheiro investido nos títulos.
Os emissores de títulos são como o banco (mutuário) em nosso exemplo de FD, pedindo dinheiro emprestado de investidores e prometendo pagar juros periódicos. Enquanto você é o investidor em um banco FD, os fundos de dívida são os investidores nesses títulos. Assim como ganhar juros de um FD, os fundos de dívida ganham juros periódicos de sua carteira de títulos. Ao contrário dos juros garantidos pelo FD, os pagamentos periódicos de juros aos fundos de dívida de renda fixa desses títulos podem ser fixos ou variáveis sem qualquer garantia. Quando eles vendem títulos de sua carteira, recupere seu capital. Quando você investe em um fundo mútuo de renda fixa, você investe indiretamente em sua carteira de títulos, distribuindo o risco entre diferentes emissores de títulos. Você se beneficia dessa diversificação de risco.