Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Os fundos mútuos são adequados para quem não quer investir no mercado de ações?
Algumas pessoas gostam de jogar pelo seguro e optam por opções familiares. Digamos que você esteja em um novo restaurante. O menu tem pratos exóticos, mas você ainda pede algo familiar apenas para se certificar de que não se arrepende mais tarde. Você pode escolher um ‘Paneer Kathi Roll’ regular sobre um ‘Couscous Paneer Salad’ para estar no lado seguro. Mas você conseguiu ter uma ideia do novo restaurante enquanto desfrutava de seus serviços, atmosfera e comida.
Investir em fundos mútuos é como pedir o prato certo no cardápio de um restaurante. Se você preferir ficar longe do mercado de ações, você ainda pode optar por investir em fundos de dívida para seus objetivos financeiros. Os fundos mútuos são amplamente classificados em ações, dívidas e híbridos, esquemas orientados para soluções e outros esquemas com base em onde investem.
Se você não quiser investir em ações por meio de fundos mútuos de
ações, ainda poderá experimentar os benefícios de investir em fundos mútuos por meio de fundos de dívida que investem em títulos emitidos por bancos, corporações, órgãos governamentais, incluindo o RBI, e instrumentos do mercado monetário, como documentos comerciais, CDs bancários, T-bills, etc. Um fundo de dívida ajuda você a aumentar melhor seu dinheiro graças a declarações fiscais eficientes em comparação com suas escolhas tradicionais de FDs bancários, PPFs e esquemas de poupança dos correios.