Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Os fundos mútuos são um investimento ideal para o pequeno investidor?
Sim! Mesmo para um investidor com economias modestas ou pequenas partidas, os fundos mútuos são um veículo de investimento ideal.
Quase todos os investidores, pequenos ou grandes, têm uma conta de Banco de Poupança (SB), e qualquer pessoa com essa conta pode começar a investir através de fundos mútuos. Com montantes de apenas 5 euros por mês, os fundos mutualistas promovem o hábito saudável de investir regularmente.
Outras vantagens para um pequeno investidor de fundos mútuos são:
- Facilidade de transação – Investir, revisar, gerenciar e resgatar de um esquema de fundo mútuo são processos simples.
- Liquidez fácil, máxima transparência e divulgação, extratos de contas oportunos e benefícios fiscais são tudo o que um investidor pequeno ou de primeira viagem está procurando.
- Dividendos em fundos mútuos são isentos de impostos nas mãos do investidor
- Um fundo mútuo dá o mesmo desempenho de investimento, a um investidor que investiu 500 euros ou a um que investiu 5 euros. Assim, ele tem em mente os interesses de cada investidor, pequeno ou grande.
- Carteira diversificada gerida profissionalmente para alguém que investe até 5 euros por mês.