Em um mercado caracterizado pela volatilidade e incerteza, os investidores tendem a procurar regularidades, médias e padrões onde quer que possam encontrá-los. Isso é totalmente compreensível, especialmente quando os ganhos e perdas em criptomoedas tendem a exceder os observados em mercados mais convencionais. E é especialmente compreensível em 2022, quando as perdas de criptomoedas superaram os ganhos, expondo os comerciantes a maiores riscos do que em outros anos.
Uma área em que (alguns) investidores buscam regularidade é o momento dos movimentos de criptomoedas.
Sim, há uma riqueza de dados disponíveis sobre este tópico, desde porcentagens de retorno mês a mês para o preço do bitcoin, até mapas de calor sobre as taxas de gás Ethereum por hora. Este artigo reúne esses dados em uma estrutura global, fornecendo algumas informações sobre a melhor hora, dias e meses do ano para comprar criptomoedas.
Os melhores meses do ano para comprar criptomoedas
Começando com a maior unidade de tempo (além dos anos em si, que não são significativos), uma inspeção dos melhores meses do ano para comprar criptomoedas produz alguns resultados intrigantes.
Como mostra o gráfico acima, 2022 foi o pior ano para os ganhos mensais do BTC desde 2018, com sete meses no vermelho até agora (em comparação com nove em 2018).
Quanto à forma como os meses em si passam, o gráfico pode ser analisado de duas maneiras. Primeiro, ele mostra os retornos médios e os retornos totais (desde 2009) para cada mês, que podem ser apresentados da seguinte forma:
-
Novembro – ganhos médios: 39,21%; Ganhos totais: 548,87%
-
Abril – ganhos médios: 36,01%; Ganhos totais: 504,16%
-
Outubro – ganhos médios: 26,79%; Ganhos Totais: 375,04%
-
Maio – ganhos médios: 19,59%; Ganhos totais: 274,19%
-
Fevereiro – ganhos médios: 13,42%; Ganhos totais: 187,83%
-
Dezembro – ganhos médios: 11,46%; Ganhos totais: 160,37%
-
Março – ganhos médios: 8,2%; Ganhos totais: 114,74%
-
Julho – ganhos médios: 8,18%; Ganhos totais: 114,5%
-
Janeiro – ganhos médios: 7,59%; Ganhos totais: 106,25%
-
Junho – ganhos médios: 7,46%; Ganhos totais: 104,4%
-
Agosto – ganhos médios: 0,73%; Ganhos totais: 10,28%
-
Setembro – ganhos médios: -5,01%; Ganhos totais: -70,08%
Algumas coisas podem ser deduzidas de tais números. Para começar, se um comerciante quiser aumentar a probabilidade de obter lucro, eles podem querer concentrar suas compras nos períodos de outubro / novembro e abril / maio, que historicamente experimentaram os maiores retornos mensais médios por bitcoin.
É claro que os investidores precisam estar cientes de que gostariam de comprar criptomoedas pouco antes desses períodos, de modo a maximizar seus ganhos potenciais. Por exemplo, os dados mostram que setembro tem sido historicamente o pior mês já registrado para os ganhos de bitcoin, então um investidor experiente pode querer esperar até o final de setembro e, em seguida, fazer uma compra, a tempo para os potenciais aumentos que outubro e novembro podem trazer.
Em termos da época ideal do mês para compras, o gráfico de preços do bitcoin revela que muitas vezes é o início do mês (ou seja, os primeiros dez dias ou mais) que tendem a trazer mais ganhos. Isso é especialmente verdadeiro para sua ação em 2021, que tem sido um ano muito otimista para a criptomoeda, trazendo mais comícios.
Claro, alguns podem dizer que esses dados são realmente válidos apenas para bitcoin e não para outras criptomoedas. No entanto, a maioria das criptomoedas está fortemente correlacionada com o BTC, por isso ainda pode ser tomada como uma indicação do que moedas como Ethereum e Ripple podem fazer, mesmo em qualquer mês do ano.
Os melhores dias do mês para comprar criptomoedas e horários do dia
Passando para dias específicos, não há dados de preços que classificam cada dia com base nos retornos médios desde que o bitcoin / criptomoeda nasceu. No entanto, existem várias evidências e dados que oferecem alguns insights valiosos.
Por exemplo, os dados de volatilidade do bitcoin para cada dia mostram que os fins de semana geralmente não são ideais para os comerciantes que procuram obter um lucro rápido. Em vez disso, eles podem preferir olhar para segunda-feira ou quinta-feira / sexta-feira, onde movimentos maiores tendem a ser agrupados. Isso funciona nos dois sentidos, por isso também pode aumentar o risco de queda, particularmente nos anos de baixa.
Os dados de volatilidade acima também são apoiados pelos preços médios do gás da Ethereum, que novamente mostram menos atividade nos fins de semana, embora, neste caso, as coisas aqueçam mais às terças e quartas-feiras. Isso implica que, se você está procurando o day trade ou ações de curto prazo, fazê-lo em um sábado ou domingo não é realmente uma boa ideia.
O que os
dois gráficos acima também mostram são os horários do dia com a maior volatilidade / preços do gás, e o que é interessante é que ambos mostram mais atividade ao longo do dia. Por exemplo, em ambos os casos, os períodos de pico tendem a ser entre as 15:00 UTC (ou 10:00 Hora do Leste, 7:00 Pacífico) e as 21:00 UTC (16:00 Leste, 13:00 Pacífico). Portanto, qualquer um que assuma que o mercado é mais propenso a subir do que para baixo – e que queira ganhar dinheiro rápido – é aconselhado a se mover no tempo pouco antes dessa janela de oportunidade.
Avisos
Escusado será dizer que o “tempo” é principalmente irrelevante para os investidores que jogam um jogo de longo prazo, pelo menos no que diz respeito a dias e horas. Em vez disso, muitos detentores de longo prazo podem estar em melhor situação simplesmente adotando uma abordagem de custo médio em dólar, comprando algumas de suas criptomoedas desejadas a cada mês. Tal abordagem tende a “mediar a volatilidade” a longo prazo, embora os traders de curto prazo que vivem pela volatilidade possam não apreciá-la.
Além disso, deve-se mencionar que, embora os dados acima cubram a história do bitcoin / criptomoeda até os dias atuais, não há garantia de que o futuro se assemelhe ao passado. Então, embora os fins de semana não sejam grandes para a volatilidade, e mesmo que novembro tenha sido historicamente o melhor mês para os retornos do bitcoin, esse não precisa ser o caso nos próximos anos.
Portanto, ir longo no sentido mais amplo do termo e usar a média de custo do dólar continua a ser o caminho a seguir para a maioria dos investidores de varejo.