Menu
in

Padrões de negociação de gráficos de ações: o que eles são e como interpretá-los

Modelos de ações são representações visuais dos preços das ações. Eles são usados pelos comerciantes como uma ferramenta de análise técnica preditiva. Em outras palavras, cada modelo representa condições familiares de mercado e pode ser usado para prever como uma ação se moverá.

MODELOS DE AÇÃO

Ao negociar ações, é importante saber ler padrões de ações. Os padrões que descreveremos abaixo são alguns dos mais comuns vistos pelos comerciantes ao avaliar um gráfico de ações.

Os padrões podem se formar com um castiçal ou uma série de velas e podem ser vistos em qualquer período de tempo, de um gráfico intradiário para gráficos semanais e mensais. Abaixo estão alguns exemplos de modelos de ações usados pelos comerciantes:

  • Triângulo ascendente
  • Triângulo simétrico
  • Triângulo descendente
  • Copo e alça
  • Fundo duplo
  • Piso duplo
  • Cabeça e ombros

  • para cima/cabeça e ombros para baixo

MODELOS DE NEGOCIAÇÃO

Padrões são reconhecidos através do aprendizado implícito. Com o tempo, você vai pegar esses padrões, assim como todos os comerciantes que foram antes de você.

Os padrões de negociação vêm de muitas formas e formas diferentes, mas todos eles são simplesmente análogos históricos dos movimentos dos preços das ações. É seu trabalho tentar prever seu movimento futuro. Modelos de gráficos podem incluir coisas como padrões de bandeira, linhas de tendência e triângulos.

Dito isto, os modelos não são perfeitos e nada de negociação é garantido. No entanto, há muito dinheiro a ser feito quando você tem uma ideia de como uma ação vai se mover antes que ela realmente se mova nessa direção.

MODELOS DE BANDEIRA

Bandeiras são geralmente consideradas como padrões de continuação de alta. As bandeiras formam-se quando uma ação se move fortemente para cima e, em seguida, consolida-se em uma faixa de negociação estreita.

O padrão da bandeira é criado por duas linhas de tendência paralelas que se inclinam em relação à tendência anterior. As duas linhas devem atuar como apoio e resistência à medida que o estoque se consolida.

Em geral, deve haver pelo menos cinco velas entre as fugas da linha de tendência. Padrões de bandeira geralmente ocorrem na frente das linhas de tendência, em certo sentido: uma quebra em um padrão de bandeira sinaliza o fim de um movimento corretivo e a retomada da tendência.

MODELO DE CUNHA CAINDO

O padrão de cunha de queda é um padrão de gráfico de reversão de alta que pode ser visto em qualquer período de tempo do gráfico. O modelo consiste em três pontos de preço, com o primeiro ponto de preço mais alto e o terceiro menor preço dos três pontos de preço.

As cunhas podem subir e descer. No entanto, o padrão de cunha em queda é tipicamente considerado otimista, pois esperamos que o preço quebre o lado positivo do modelo.

COMO LER MODELOS DE AÇÕES

Os modelos de ações podem ser de curto ou longo prazo, e se aplicados corretamente, eles podem ajudá-lo a antecipar movimentos futuros de preços.

O movimento do preço das ações nem sempre é aleatório, o que significa que pode ser previsível em muitos casos. A beleza desse fato é que, ao estudar tendências e padrões históricos, analistas técnicos podem prever o que acontecerá a seguir com algum grau de precisão. No entanto, ainda há alguns riscos porque o mercado financeiro é imprevisível.

Na negociação algorítmica, o reconhecimento de padrões pode ser abordado de duas maneiras: através da classificação ou através do clustering.

  1. Ao usar a classificação, o objetivo é construir um modelo que atribua um rótulo a um vetor de entrada de acordo com algum algoritmo.
  2. Ao se aproximar do modelo de recreação através do cluster, o objetivo é agrupar objetos semelhantes em clusters com base em alguma medida de similaridade. O agrupamento permite que os outliers sejam identificados e delineia claramente onde os clusters começam e terminam.

Para o comerciante discricionário, você pode ler modelos de ações simplesmente através de aprendizado implícito. Quanto mais você estudar os gráficos, mais você começará a ver as nuances sutis necessárias para fazer cada modelo funcionar. Neste caso, é muito mais um “sentimento” do que um sistemático.

Leave a Reply