Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Por que investir através de fundos mútuos e não diretamente em ações ou títulos?
Sim, é “através” de fundos mútuos e não “em” fundos mútuos. Qual a diferença?
Você pode entrar na compra e venda de ações e títulos de tempos em tempos, mas ter a ajuda de fundos mútuos para gerenciar seus investimentos pode ser uma ideia muito melhor.
Ao investir através de fundos mútuos, invista em ações, títulos ou outros investimentos indiretamente com a ajuda de gestores profissionais. Em vez de fazer sua lição de casa sozinho, você paga uma pequena taxa e usa os serviços de uma empresa de gerenciamento de fundos. Esses serviços incluem não apenas a pesquisa, seleção e compra-venda de vários investimentos, para os quais um gestor de fundos é bem qualificado, mas também tarefas contábeis e administrativas relacionadas à tarefa de investir, que muitos podem não querer fazer por conta própria.