Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Por que o KYC foi introduzido nos mercados financeiros?
Uma das principais razões pelas quais o KYC foi introduzido nos mercados financeiros foi limitar/prevenir casos de fraude, evasão fiscal e lavagem de dinheiro. Para fazer isso, você precisa encontrar a origem e o destino em caso de qualquer transação financeira. É aqui que o KYC foi reforçado e, no caso de investimentos e contas bancárias, esses processos se tornaram obrigatórios e rigorosos.
O SEBI, o regulador do mercado de valores mobiliários, tornou mais fácil para os investidores nos mercados de valores mobiliários através da introdução do cKYC – KYC comum para mercados de valores mobiliários inteiros. Uma vez que isso é concluído, você pode comprar ou vender qualquer produto do mercado de valores mobiliários.