Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Por que você deve investir em fundos mútuos?
Você nunca deve investir em fundos mútuos, mas você deve investir através deles.
Para processar, investimos em
várias vias de investimento de acordo com as nossas necessidades, por exemplo, para o crescimento do capital – investimos em ações, para segurança de capital e rendimento regular – compramos produtos de rendimento fixo.
A preocupação da maioria dos investidores é: como saber quais instrumentos são melhores para eles? Você pode não ter habilidade, tempo ou interesse suficientes para realizar pesquisas.
Para gerenciar investimentos, você pode terceirizar algumas atividades que não pode fazer. Qualquer um pode terceirizar “gerenciar seus investimentos” para uma empresa profissional – a empresa de fundos mútuos. Os fundos mútuos oferecem vários caminhos para alcançar diferentes objetivos, dos quais os investidores podem escolher com base em sua situação e seu objetivo único.
As empresas de fundos mútuos lidam com todas as tarefas administrativas, incluindo a papelada. Eles também facilitam a contabilidade e o relatório do progresso das carteiras de investimento por meio de uma combinação de ativos líquidos (NAVs) e demonstrativos.
O fundo mútuo é uma grande conveniência para aqueles que precisam investir seu dinheiro para necessidades futuras. Uma equipe de profissionais gerencia o dinheiro, e os investidores podem desfrutar dos frutos dessa experiência sem se envolver em tarefas mundanas.