Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Posso começar com 5 euros e depois continuar a adicionar fundos mútuos?
“O conceito de investimento popular para criar riqueza é ‘Comece cedo’.” Mantenha-se investido a longo prazo.” Embora o investimento seja baixo, apenas € 5, é importante, pois marca o início de uma jornada.
Existem várias maneiras de aumentar seus valores de investimento à medida que avança. Em um esquema de fundo mútuo, você sempre pode fazer compras adicionais no mesmo fundo / conta. Em muitas casas de fundos, isso pode ser por quantias tão pequenas quanto € 1 ou o dinheiro pode ser transferido ou trocado de outros esquemas. Você pode iniciar um plano de investimento sistemático (SIP), que permite o investimento regular em um esquema, assim como um depósito bancário recorrente. Além disso, muitos AMCs permitem que seus investidores aumentem gradualmente sua contribuição SIP a cada ano, de modo a levar em conta um salário anual ou um aumento na renda.
Os fundos mútuos, com sua flexibilidade e acessibilidade, são os veículos de investimento ideais no mundo acelerado de hoje.