Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Posso investir em várias classes de ativos usando um esquema de fundo mútuo?
Esquemas de fundos mútuos que investem em uma única categoria de ativos são como jogadores especializados ou batedores. Enquanto alguns outros esquemas, conhecidos como fundos híbridos, investem em mais de uma classe de ativos, por exemplo, alguns investem em ações e dívidas. Alguns também podem investir em ouro, além de capital e dívida.
No críquete, vemos todos os rebatedores rebatendo, bem como boliche all-rounders, dependendo da habilidade em que eles são melhores. Da mesma forma, existem esquemas de fundos mútuos que investem pesadamente em uma classe de ativos em detrimento de outra.
A categoria mais antiga, a categoria de fundos de equilíbrio, investe em ações e dívidas. A alocação de capital é normalmente maior (mais de 65%) e o restante é endividado.
A outra categoria popular conhecida como MIP ou plano de renda mensal se esforça para fornecer renda mensal (ou regular) aos investidores. No entanto, não há garantia de renda regular. Estes regimes investem predominantemente em títulos de dívida para que possam gerar rendimentos regulares. Uma pequena parcela é investida em ações para melhorar os retornos ao longo dos anos.
Outra variante do esquema híbrido investe em ações, dívida e ouro, para alavancar três classes de ativos diferentes em uma única carteira.
Um investidor tem a opção de comprar diferentes ações ou esquemas de dívida ou fundos de ouro para criar uma carteira híbrida ou, alternativamente, comprar um fundo híbrido.