Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Posso investir mesmo que não saiba quando terei que retirá-los?
Artigos sobre fundos mútuos geralmente são escritos para planejar a realização de certos objetivos específicos de longo prazo, e os investidores assumem que outros objetivos, particularmente no curto prazo, não podem ser alcançados.
Vamos quebrar esse mito com um exemplo.
Ramesh, um viciado em viagens, foi capaz de satisfazer seu desejo de viajar quando a empresa para a qual ele trabalhava alcançou o sucesso e recompensou seus funcionários com bônus.
Com seu bônus, Ramesh decidiu fazer uma viagem à Europa, mas seu trabalho em um grande e prestigiado projeto estava incompleto e se aproximando do prazo. O projeto terminará nos próximos oito meses.
A data exata da viagem de Ramesh ainda não foi finalizada. Olhando para suas despesas, algum dinheiro precisa ser gasto antes e outro durante a viagem. A incerteza sobre as datas exatas em que quanto dinheiro deve ser pago está presente.
Alguns esquemas de fundos mútuos são ideais para esses casos.
Idealmente, Ramesh deve estacionar essas economias em um fundo líquido para tirá-las em qualquer dia útil. O dinheiro estará em sua conta no dia seguinte ao envio de uma solicitação de saque. Ramesh também pode solicitar a retirada via SMS ou um aplicativo.
Planejar até mesmo metas de curto prazo torna-se conveniente com isso.