Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Posso levantar dinheiro em todos os dias ou apenas em determinados dias?
Um fundo aberto permite resgates em todos os dias úteis. Se uma solicitação de resgate for entregue a uma Central de Atendimento ao Investidor em um dia não útil ou após um horário de corte especificado, como 15:00, ela será processada no dia útil seguinte. Os reembolsos são processados pelo valor patrimonial líquido (NAV) desse dia específico. Todos os recursos de resgate são creditados na conta bancária do investidor dentro de um prazo especificado, geralmente dentro de 10 dias úteis.
As restituições podem ser feitas mediante a entrega de um pedido de reembolso assinado que mencione claramente o número do fólio do regime. Os reembolsos também podem ser feitos em plataformas on-line aprovadas, onde os investidores têm os códigos de segurança necessários.
Os investimentos feitos em Equity Linked Savings Schemes (ELSS), no entanto, têm um bloqueio de 3 anos, após o qual podem ser resgatados em qualquer dia útil.
Os reembolsos só podem ser limitados em circunstâncias extraordinárias. Com a aprovação do Conselho de Administração, o AMC pode impor restrições em caso de emissão de liquidez, encerramento do mercado de capitais, crise operacional ou quando indicado pelo SEBI. É importante notar que esses eventos são extremamente raros.