Se houver dinheiro para ter, os golpistas tentarão tirá-lo de você. A criptografia não é exceção. Na verdade, a criptografia é um alvo primário para os fraudadores que se aproveitam da tecnologia nascente e da falta de familiaridade do público com as ferramentas blockchain para se posicionarem como especialistas ou líderes no espaço e ganharem confiança.
Embora as criptomoedas tenham sofrido uma recessão dramática em 2022, os golpes de cripto estavam em ascensão. De acordo com dados do “Web3 Security Report” 2022 da CertiK, o ano passado “foi o pior ano já registrado em termos de valor perdido dos protocolos Web3. As perdas de criptomoedas devido a hacks, exploits e golpes em 2022 atingiram um recorde histórico de US $ 3,7 bilhões, um aumento de 189% em relação ao recorde anterior de 2021 de US $ 1,3 bilhão.
Neste artigo, reunimos os golpes mais comuns para explicar o que são e como identificá-los para que você possa proteger seu patrimônio.
Os golpes de Bitcoin são quase tão antigos quanto o bitcoin, a primeira criptomoeda e a que tem a maior capitalização de mercado. De todas as criptomoedas, é a que tem mais reconhecimento de nome e a adoção mais ampla – até mesmo empresas financeiras tradicionais, como a Fidelity, têm bitcoin como parte de suas ofertas! Por esta razão, o bitcoin se sente “seguro” para muitos novos investidores e muitas vezes é o ponto de entrada para as criptomoedas.
Um dos golpes mais comuns para atingir seu bitcoin é um golpe de phishing. O hacker muitas vezes se passa por um serviço, empresa ou indivíduo que soa legítimo em um e-mail ou mensagem de texto e tenta enganar as vítimas para revelar suas chaves privadas ou enganá-las para enviar seu bitcoin para a carteira do golpista.
Evite ser enganado verificando o endereço de e-mail de qualquer remetente e certificando-se de que os sites aos quais eles estão vinculando são legítimos. Muitas vezes, os endereços de e-mail de phishing direcionam ligeiramente um site real – ou seja, Gogle.com em vez de Google.com – ou enviam você para um site que contém erros semelhantes, como coinbase.co em vez de coinbase.com. Um bom hábito para evitar ir a sites maliciosos é marcar todos os sites legítimos que você usa para criptomoedas e usar apenas esses favoritos para visitar esses sites.
Muitas pessoas novas em criptomoedas estão encontrando seu caminho para o espaço através de tokens não fungíveis (NFTs), seja através de sites colecionáveis como o NBA Top Shot, comprando um avatar colorido para mídias sociais ou através de um NFT que também serve como um ingresso para um evento. Às vezes chamado de “colecionável digital” por grandes marcas, incluindo Starbucks e Instagram, há muitos golpistas visando tanto novatos quanto antigos profissionais no espaço.
O mercado NFT OpenSea verifica se uma obra de arte ou coleção é genuína com uma marca de seleção azul na página de listagem. Você também pode verificar a propriedade e as vendas anteriores de um NFT. Essa é a beleza do blockchain – se um NFT parece ter aparecido do nada muito depois da casa da moeda original, é altamente suspeito porque todas as transações passadas são registradas. Em caso de dúvida, você pode procurar a conta do Twitter do artista original e enviar uma mensagem perguntando se ela é legítima.
3. Golpes de mídia social
Muitos golpes de criptografia se originam nas mídias sociais, especialmente no Twitter e no Instagram. De acordo com um relatório de junho de 2022 da Comissão Federal de Comércio dos EUA, “Quase metade das pessoas que relataram perder criptomoedas devido a um golpe de 2021 disseram que começou com um anúncio, postagem ou mensagem em uma plataforma de mídia social”.
De golpes de brindes a contas fraudulentas “verificadas” ou verificadas em azul, as mídias sociais estão repletas de fraudes. Desde a aquisição do Twitter por Elon Musk, você não pode mais simplesmente olhar para um cheque azul após um nome e certificar-se de que é uma conta verificada, porque qualquer assinante do Twitter Blue pode pagar esse sinal por apenas US $ 8. Antes de confiar em qualquer conselho ou ideia do que parece ser uma conta verificada, observe suas outras postagens, há quanto tempo elas estão ativas e quantos seguidores elas têm. Uma nova conta com poucos seguidores que parece ser apenas projetos de criptografia de xelim é improvável que seja confiável.
Um golpe de mídia social exclusivo vem do YouTube, onde as pessoas configuram transmissões ao vivo falsas para tirar os espectadores de suas criptomoedas. O golpista cria uma transmissão ao vivo do YouTube de aparência legítima, muitas vezes usando conteúdo roubado para aumentar sua autoridade e publica links para brindes ou outro conteúdo aparentemente tentador. Esses links podem ser tentativas de phishing maliciosas ou simplesmente direcioná-lo a enviar sua criptomoeda para o “especialista” para investir. Verifique o histórico do seu canal, incluindo quando ele começou e outros vídeos que eles publicaram, para evitar ser enganado. Novo canal sem vídeo? Fique longe.
Muitos críticos chamam a criptografia em si de “esquema Ponzi”. Por exemplo, o CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, chamou os tokens de criptografia de “esquemas Ponzi descentralizados” em 2022. A definição de um verdadeiro esquema Ponzi, no entanto, é uma fraude financeira que promete retornos excepcionais e o faz não investindo o dinheiro que recebe, mas distribuindo pagamentos aos primeiros investidores com fundos de investidores mais novos.
A criptografia é um grande alvo para os esquemas Ponzi, que muitas vezes dependem do “especialista” ter uma compreensão superior de uma tecnologia complexa e nova. Os especialistas prometem fazer o trabalho duro com o seu dinheiro e remover a dor de cabeça de ter que aprender como algo como finanças descentralizadas (DeFi) funciona. Um dos maiores sinais de alerta de um esquema Ponzi são os retornos “garantidos” de porcentagens de dois dígitos, uma promessa que nenhum investimento legítimo pode manter. Todos os investimentos envolvem um elemento de risco, e as criptomoedas são mais voláteis do que os instrumentos financeiros tradicionais. Se alguém lhe prometer enormes retornos garantidos, a única coisa que você pode garantir é que é uma farsa.
Os atiradores de tapete são um tipo de golpe de saída ao qual o DeFi e o NFT são particularmente suscetíveis. Combine o fato de que o DeFi remove intermediários envolvidos em transações financeiras com a relativa facilidade de criar um novo token e você construiu um ambiente maduro para os fraudadores explorarem. Os golpistas podem facilmente criar um token criptográfico e listá-lo em uma exchange descentralizada (DEX) sem passar por qualquer tipo de verificação de código ou outro tipo de verificação de antecedentes. De janeiro a dezembro de 2022, mais de 117.000 tokens fraudulentos foram criados, roubando bilhões de dólares de investidores desavisados.
As moedas recém-cotadas geralmente aumentam de preço, e os investidores ansiosos podem usar filtros como “recentemente adicionado” ou “principais ganhadores” para filtrar novas moedas quentes sem pesquisar projetos. Uma vez que os fundadores do projeto de criptografia fraudulenta sintam que o preço atingiu o pico, eles sairão com o dinheiro dos investidores, deixando os detentores com uma moeda sem valor.
A melhor maneira de evitar isso é fazer sua pesquisa. Siga as etapas para avaliar minuciosamente qualquer novo projeto de criptomoeda ou NFT, especialmente lendo o white paper e pesquisando quem são os fundadores. Nenhum white paper ou registro anterior? Enorme sinal de alerta.
6. Golpes de romance criptográfico
Um golpe que
não começou com criptomoedas, mas é publicado à medida que o espaço cresceu, é um golpe de longa duração conhecido como golpe romântico, que arrecadou US $ 185 milhões das vítimas, disse a FTC em junho de 2022. O golpista configura perfis falsos em sites de namoro e / ou sites de mídia social para atrair alvos. Eles podem “acidentalmente” enviar-lhe DM no WhatsApp ou outras plataformas de mensagens, bem como e, em seguida, envolver-se em conversas. Uma vez que a marca tenha conhecido a vítima, o golpista transformará a conversa em bitcoin ou outras criptomoedas e convencerá a pessoa a investir algum dinheiro no token.
Muitas vezes, o golpista sofisticado criará sites falsos – mas de aparência convincente – como parte de um golpe de abate de porcos, engordando o “porco” com pequenos depósitos e fingindo que a vítima está obtendo enormes retornos até que a pessoa esteja convencida e faça um grande depósito. Nesse ponto, o golpista corta laços e sai com o dinheiro depois de semanas ou até meses esticando a meta.
Você deve suspeitar de qualquer pedido de alguém que você não conheceu na vida real, mas um grande e comum sinal de alerta de que seu coração cibernético não está lá por amor é que eles se recusam a se encontrar cara a cara ou via Zoom ou outro aplicativo de videoconferência.
Posso recuperar a criptomoeda Shiba Inu de um site de investimento falso?
Infelizmente, a
resposta curta é não, você não pode recuperar a criptomoeda Shiba Inu de um site de investimento falso.
A equipe por trás da criptomoeda meme Shiba Inu (SHIB) emitiu um aviso público contra golpes on-line em andamento que visam principalmente investidores de altcoin interessados em tokens SHIB.
O aviso proativo de fraude veio na forma de um tweet detalhando os vários métodos usados para enganar vítimas desavisadas da comunidade Shiba Inu.
O aviso também afirmava: “Um falso grupo do Shiba Telegram está sendo compartilhado em todas as mídias sociais. Os golpistas se passam por contas oficiais e criam usuários falsos. Esses golpistas respondem a postagens gerais.”
Enquanto Shiba Inu atrai aspirantes a criptomilionários e bilionários, os maus atores intensificaram os esforços, visando investidores incautos em plataformas de mídia social, incluindo Twitter e Telegram. Alguns dos métodos comuns usados para entrar em contato com vítimas em potencial são se passar por contas oficiais e segmentar hashtags, como #shib #shibarmy #leash #shibaswap e #bone.
Além disso, o aviso de fraude de Shiba Inu destacou que a comunidade não oferece nenhum tipo de promoção, incluindo airdrops, bônus, brindes ou presentes. Como regra geral, espera-se que os investidores se abstenham de compartilhar chaves de carteira, credenciais ou participar e seguir contas falsas de mídia social.
Inspirando-se no sucesso do Shiba Inu, inúmeros tokens com tema de cachorro começaram a inundar o mercado de criptomoedas. Mais recentemente, o SHIB atingiu uma alta histórica de US $ 0,0086 em 28 de outubro, mas lutou para manter seu valor.
A equipe de desenvolvimento do Shiba Inu também desenvolveu e lançou outro token chamado Doge Killer (LEASH), que também registrou ganhos de 130,3% recentemente.
Além da adoção mainstream do token, uma crescente comunidade de investidores colocou a SHIB em algumas das exchanges de criptomoedas mais populares, incluindo Binance.US e Crypto.com.
O spin-off é atribuído a um período de alta prolongado que retornou altos lucros para investimentos de baixo prazo. Como o Cointelegraph relatou, um investimento de US $ 8.000 feito por um gerente de armazém de supermercado de 35 anos no início de 2021 agora vale mais de US $ 1 milhão.