- Desde outubro de 2021, o Centro de Recursos de Roubo de Identidade (ITRC) tem visto um aumento acentuado de vítimas de aquisições de contas do Instagram. Recentemente, criminosos têm enganado as vítimas em golpes de bitcoin.
- De acordo com relatórios do ITRC, os golpistas criam postagens no Instagram sobre investimentos em bitcoin para atrair outros usuários.
Uma vez que alguém clica no link, seu dinheiro desaparece e suas credenciais do Instagram são comprometidas. Em seguida, a vítima é bloqueada de sua conta do Instagram, e a conta é usada para postar vários links para falsos investimentos em bitcoin.
- Para evitar o golpe do bitcoin e uma conta do Instagram hackeada, nunca compartilhe as credenciais da sua conta do Instagram com mais ninguém. Proteja sua conta com uma senha forte e autenticação de dois fatores. Se um post no Instagram parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.
- conta do Instagram for invadida, verifique seu e-mail para uma mensagem do Instagram e solicite um link de login, bem como um código de segurança ou suporte, da empresa de mídia social.
Se sua
O Centro de Recursos de Roubo de Identidade (ITRC) recebia centenas de solicitações por mês sobre contas do Instagram invadidas, quatro vezes o número de solicitações em comparação com um mês típico. O ITRC acredita que os criminosos estão se passando por pessoas listadas na lista de contatos de suas vítimas e roubando suas informações de identificação pessoal (PII). Em alguns dos últimos relatórios, as contas do Instagram foram hackeadas devido a golpes de bitcoin.
Quem são os objetivos?
Usuários do Instagram
O que é o golpe?
De acordo com relatórios do ITRC, o “amigo” de uma vítima (cuja conta foi detectada) posta no Instagram sobre quanto dinheiro eles ganham investindo em Bitcoin. Uma vez que a vítima mostra interesse, eles são convidados a fazer um vídeo dizendo quanto dinheiro eles ganharam. Em seguida, eles são convidados a desistir de suas credenciais do Instagram e enviar dinheiro para que eles também possam fazer parte do investimento. No entanto, eles são bloqueados de sua conta e suas informações de contato são alteradas. O golpista, em seguida, usa a conta comprometida para começar a postar no golpe bitcoin.
O que eles querem
Os criminosos de identidade estão procurando seu dinheiro, bem como suas credenciais do Instagram. De acordo com a Digital Shadows, o custo de uma conta hackeada do Instagram na dark web é de US $ 45. Para contextualizar, o preço de um número de previdência social (SSN) na dark web é de apenas US $ 2.
Como evitar ser enganado
- Nunca compartilhe suas credenciais do Instagram com mais ninguém. Como parte do golpe do bitcoin, os golpistas estão tentando construir confiança com as vítimas, falando sobre quanto dinheiro você poderia ganhar. Embora os golpistas possam ser persuasivos, senhas, PINs, códigos ou qualquer outro tipo de informação sensível nunca devem ser compartilhados com ninguém.
- Use uma senha forte e exclusiva. O ITRC incentiva você a usar uma senha exclusiva de mais de 12 caracteres, porque torna mais difícil para os hackers quebrarem sua conta. Além disso, as senhas são mais fáceis de lembrar.
- Use a autenticação multifator (MFA) em sua conta. O MFA oferece uma camada extra de segurança, tornando mais difícil para os criminosos invadirem sua conta do Instagram. Para usar o MFA no Instagram, vá para “Configurações“, “Segurança” e toque em “Autenticação de dois fatores“. Toque em “Começar” e selecione “Aplicativo Autenticador” ou “Mensagem de texto“. O ITRC sugere o uso de um aplicativo autenticador porque as mensagens de texto podem ser falsificadas.
- Certifique-se de que o e-mail associado à sua conta é seguro. Uma conta de e-mail segura é uma conta que tem aprimoramentos de segurança para fornecer proteção adicional. Se não for seguro, pode tornar muito mais fácil para os hackers acessarem sua conta e quaisquer outras contas associadas a esse e-mail. Também é uma boa ideia proteger seu e-mail com MFA.
- Ignore qualquer oferta no Instagram que pareça boa demais para ser verdade. Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.
Se sua conta do Instagram
for hackeada por um golpe de bitcoin, 1) verifique sua conta de e-mail para uma mensagem do Instagram, 2) solicite um link de login do Instagram e 3) solicite um código de segurança ou suporte do Instagram.