As criptomoedas são as últimas invenções no setor financeiro que vêm criando um grande alvoroço na economia global e, portanto, as previsões de preços de criptomoedas merecem uma menção especial. Especialistas em fintech e especialistas em tecnologia estão tendo interesses aguçadas na previsão de preços de criptomoedas e estão organizando conferências de blockchain para conscientizar as pessoas sobre a última revolução.
Vários tipos de criptomoedas agem como dinheiro real, mas qualquer autoridade central não apoia criptomoedas, ao contrário do dinheiro real. Em vez disso, as criptomoedas são apoiadas por uma tecnologia inovadora chamada blockchain technology que fornece transações comprovadamente justas na rede blockchain; cada transação na rede blockchain é protegida por criptografia única. A palavra “criptomoeda” é derivada da palavra “criptografia”, que é uma tecnologia para manter as informações escondidas e seguras dos atacantes. Blockchain é uma tecnologia descentralizada na qual se baseia todo o conceito de criptomoedas.
Existem dois tipos principais de criptomoedas:
- Moedas que incluem bitcoin e altcoins
- Tokens
Bitcoin é a primeira moeda digital criada usando a tecnologia peer-to-peer para fazer pagamentos instantâneos. Cada unidade bitcoin é um arquivo de computador armazenado em um aplicativo de “carteira digital” em um computador ou smartphone. As pessoas podem receber ou enviar Bitcoins de e para sua carteira de bitcoin garantida por uma chave pública e privada. Cada transação de bitcoin é registrada em um livro público, mais conhecido como a rede blockchain.
Altcoins ou as moedas alternativas de criptomoedas referem-se a quaisquer moedas que não sejam bitcoins. O próprio nome implica, “alternativa ao bitcoin”. Algumas altcoins populares são Namecoin (a primeira altcoin lançada em 2011), Dogecoin, Litecoin, Peercoin, Auroracoin, etc. A maioria das altcoins usam algoritmos semelhantes ao bitcoin, mas há exceções também. Factom usa algoritmos PoS que envolvem estacas em vez de mineiros. Em seguida, há Ethereum e NEO, ambos usam algoritmos diferentes do Bitcoin.
Os tokens são usados mais como ações, e ao contrário das criptomoedas, os tokens são criados e distribuídos através da ICO (oferta inicial de moedas). Os tokens podem ser representados de qualquer uma das seguintes maneiras:
- Tokens de valor
- Tokens de segurança
- Tokens utilitários
Crypto Tokens vs. Coins
Os tokens cripto são diferentes das criptomoedas (ou altcoins) das seguintes maneiras:
Moedas alternativas de criptomoedas (Altcoins)
Altcoins refere-se às moedas que são alternativas aos bitcoins. A maioria das altcoins são derivadas do protocolo de código aberto do Bitcoin, mas as altcoins têm blockchain e protocolos como Ethereum e NEO.
Tokens
Os tokens não têm sua rede blockchain. Eles residem em outra blockchain e, consequentemente, colhem os benefícios de sua tecnologia (outras blockchains). Os tokens representam ativos fungível e negociáveis que podem ser uma mercadoria ou até mesmo uma criptomoeda. Os tokens são criados através de contratos inteligentes que são auto-executantes e não precisam de nenhum intermediário de terceiros para executar os contratos inteligentes. Portanto, a principal diferença entre criptomoedas (ou altcoins) e tokens está em sua estrutura. Moedas alternativas de criptomoedas são diferentes criptomoedas com suas redes blockchain, enquanto os tokens são criados em cima de outra rede blockchain que facilita a criação de dApps.
Criptomoedas ou altcoins podem ser usadas como uma “transferência de valor”, enquanto os tokens não facilitam a transferência por si mesmos. As moedas são moedas nativas de sua rede blockchain, enquanto os tokens residem em redes blockchain pré-existentes.
As criptomoedas só podem ser trocadas através de exchanges de criptomoedas porque são construídas em protocolos de código não padronizados. Pelo contrário, os tokens (por exemplo, ERC-20) podem ser trocados através de aplicativos internos com atrito mínimo porque são construídos em protocolos de código padronizados.
Como prever tendências de preços de criptomoedas?
Analisar as tendências de preços cripto é crucial para os traders, pois os alerta sobre o momento certo para entrar no mercado. Também ajuda os comerciantes a decidir se compram, vendem ou seguram as criptomoedas para colher os benefícios máximos. Existem três maneiras de prever tendências de preços de criptomoedas:
Análise técnica
A análise técnica envolve o uso de tendências estatísticas baseadas em atividades históricas de preços. A análise técnica depende da ideia de que os preços das criptomoedas seguem tendências e se repetem. Portanto, os analistas se concentram em examinar os movimentos de preços e volumes de negociação para prever as direções futuras do preço cripto, se ele vai subir ou cair no futuro.
Análise fundamental
Em vez de depender das tendências históricas de preços, a análise fundamental adota uma abordagem diferente. Analisa os fatores que contribuem para a mudança das tendências de preços. Ele se concentra no fato de que o valor de uma criptomoeda pode ser desvalorizado ou supervalorizado, e então é hora de fazer correções.
Análise sentimental
Como o nome indica, a análise sentimental coloca os sentimentos e emoções do trader em prever as tendências de preços cripto. Em vez de confiar apenas nos dados do mercado, os analistas cripto se concentram em tendências emocionais como venda de pânico ou uma onda de compras baseada em expectativas e percepções públicas.
Entendendo gráficos
Os gráficos desempenham um papel significativo na análise das tendências de preços de criptomoedas. Um castiçal é um tipo de gráfico de preços usado durante a realização de análises técnicas que exibem preços altos/baixos, abertos/de fechamento de um derivativo, segurança ou moeda.
Elementos de Castiçais
Existem três elementos principais de um gráfico de castiçais:
Corpo Natural: A diferença entre os preços de abertura e fechamento é mostrada pela porção colorida no gráfico de castiçais.
Sombra Superior: A linha vertical entre a alta do dia e o preço de fechamento (em caso de padrão de alta) ou preço de abertura (no padrão de baixa).
Sombra Inferior: A linha vertical entre o menor preço do dia e o preço de abertura (em caso de tendência de alta) ou preço de fechamento (na tendência de baixa).
Tipos de Castiçais
Os padrões dos gráficos do candlestick podem ser divididos em duas categorias principais: padrões de alta e padrões de baixa, que são ainda subdivididos nas seguintes categorias:
Padrões de alta…
Sob os padrões de alta vêm os seguintes tipos:
Martelo
Esse padrão indica que uma intensa onda de compras causa um aumento nos preços, apesar de ter pressões de venda.
Martelo Inverso
Esse padrão indica pressões de compra seguidas de pressões de venda e que os compradores em breve terão controle sobre os preços das criptomoedas.
Estrela da Manhã
Isso indica uma redução no preço de venda e no início do mercado de baixa.
Padrões de baixa…
Sob os padrões de baixa vêm os seguintes tipos:
Homem Enforcado
Isso indica que as pressões de venda são mais substanciais do que as pressões de compra.
Estrela cadente
Isso indica que as pressões de venda estão tomando conta do mercado.
Técnicas mais populares usadas para análise técnica para criptomoedas
Alguns dos métodos mais populares usados tanto para a previsão de criptomoedas de curto prazo quanto para a previsão de criptomoedas de longo prazo estão listados abaixo:
Linhas de tendência
Este é o indicador técnico mais simples para a previsão de preços de criptomoedas. Consiste em uma linha reta conectando dois ou mais pontos de preço que se estendem para o futuro para representar suporte ou resistência.
Índice direcional médio
Este é um indicador técnico usado pelos comerciantes para determinar a força geral de uma tendência.
Bandas bollinger
Esta ferramenta é usada para previsões de criptomoedas de longo prazo. Ele leva em conta a faixa de preço de um ativo dentro do qual ele normalmente opera.
Índice de força relativa (RSI)
O RSI é uma ferramenta de análise técnica ou um indicador de impulso que mede a força das tendências de preços de um ativo ou outras variáveis de mercado para determinar se eles são sobrecomprados ou sobrevendidos.
Desvio padrão
Este é um indicador técnico para medir a quantidade de variação ou dispersão que a tendência de preço cripto passou ao longo de algum tempo.
Médias móveis/RSI/MACD
A média móvel destaca a direção de uma tendência de preços. É uma representação gráfica para prever tendências de preços cripto, considerando o movimento de preço médio de um ativo durante um período especificado.
Razãos de Fibonacci
As taxas de retração de Fibonacci são usadas para fazer uma previsão precisa do preço da criptomoeda na medida em que um ativo poderia passar de seu preço atual.
Preço médio ponderado em volume (VWAP)
Como o nome indica, o valor negociado ao seu volume total negociado ao longo de um determinado período, principalmente por dia.
Preço médio ponderado pelo tempo (TWAP)
É um algoritmo de negociação bem conhecido para fazer previsões do mercado de criptomoedas com base no preço médio ponderado, calculado ao longo de um tempo especificado.
Níveis de resistência e suporte
Os níveis potenciais de resistência e suporte podem ser identificados usando o indicador de retração de Fibonacci, que ajuda os comerciantes a identificar uma provável mudança de tendência.
Há algum indicador que torne a análise dos movimentos do mercado mais simples?
Indicadores de negociação são as ferramentas utilizadas para interpretar o comportamento de um mercado, como o preço se move em resposta a um comportamento de mercado específico. Os indicadores de negociação são criados usando interpretações matemáticas dos dados históricos de preços e volume de negociação da criptomoeda específica para prever a tendência do mercado. Existem vários indicadores técnicos como bandas bollinger, retração fib, médias móveis, etc., que são usados para a melhor previsão de criptomoedas. Eles executam três funções dobradas de previsão, confirmação e criação de alertas para investidores e comerciantes ao entrar no mercado e fazer os movimentos necessários.
No entanto, a análise técnica por si só não pode medir os fatores fundamentais que contribuem para a mudança no preço de uma determinada criptomoeda. Nenhum analista pode dar as previsões exatas de criptomoedas. Isso porque cada indicador técnico seleciona tendências com base em suas pesquisas. Ataques de hackers, notícias significativas, regulamentos, acordos de referência, lançamentos de novos produtos, etc., muda a forma como um indicador técnico faz previsões de preços. Portanto, contar com apenas uma forma de análise técnica não forneceria uma previsão de preço confiável.
Conclusão
O mercado cripto consiste em várias variáveis que não podem ser encaixadas em um único gráfico. Portanto, existem muitos indicadores no mercado; a plataforma de previsão de preços de criptomoedas os escolhe de acordo com suas preferências e compreensão. No entanto, um trader não usa todos os indicadores para previsões de criptomoedas porque a maioria deles duplica uns aos outros. Usar todos eles repetiria a mesma parte do mercado. Além disso, nenhum indicador pode prever o futuro com muita precisão; eles só ajudam os comerciantes a observar tendências para avaliar a direção e a força das variáveis. Portanto, escolher os indicadores sabiamente para fazer a previsão correta do preço da criptomoeda reflete a imagem precisa das condições do mercado.
Aqui, oferecemos previsões de criptomoedas de Bitcoin & altcoins, juntamente com sua análise técnica, gráficos de preços, sentimento de mercado e muito mais.