O programa GOL, sigla para “Garantia de Empregabilidade do Trabalhador”, é uma iniciativa de reforma introduzida pelo Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR) da Itália para relançar o emprego e combater o desemprego. Este programa oferece uma série de serviços para a reintegração de desempregados, demissões, trabalhadores com deficiência, mulheres, jovens, com mais de 50 anos e
outras categorias desfavorecidas.
De acordo com estimativas da Sviluppo Lavoro Italia SpA (antiga ANPAL), o programa envolverá um total de 3 milhões de beneficiários até 2025.
Neste guia claro e detalhado, vemos como o programa GOL funciona, quais são os objetivos, quem ele envolve, os dados atualizados até 2024 e quais ações ele apóia
.
O que é o Programa GOL
O programa GOL é um conjunto de ferramentas e medidas destinadas a promover o emprego na Itália. Faz parte da Missão 5, Componente 1 do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR), dedicada às políticas trabalhistas. As intervenções fazem parte do projeto de reforma no setor trabalhista, vinculado ao Plano de Fortalecimento dos Centros de Emprego (CPI) e ao Plano Nacional de Novas Competências, para o fortalecimento do sistema dual. O horizonte temporal do programa é de 2021 a 2025, em linha com o financiamento da UE
.
O programa GOL foi criado com a Lei Orçamentária de 2021, que alocou os recursos para estabelecer o fundo adequado, implementado com o Decreto de 5 de novembro de 2021. Após várias intervenções complementares e emendativas, a Lei Orçamentária de 2022 estendeu as vantagens do programa GOL também para trabalhadores autônomos com um número de IVA e fortaleceu o sistema de treinamento com a ajuda de administrações locais, entidades públicas e privadas e entidades
de vários tipos.
A Lei Orçamentária de 2024 também confirmou a medida para 2024, refinanciando o programa e vinculando-o a medidas como Capacitação e Apoio ao Trabalho (ativo a partir de 1º de setembro de 2023) e o Cheque de Inclusão, que desde 2024 substituiu a Renda de Cidadania.
Notícias sobre o Programa GOL para 2024
As mudanças de 2024, introduzidas pela Lei do Orçamento de 2024, pelo Decreto de 29 de março de 2024 adotado pelo PNCT, pelo Decreto Ministerial de 29 de março de 2024 e pelo Decreto de 30 de março de 2024, são:
- Recursos adicionais de 1 bilhão de euros para políticas ativas, além dos 4,4 bilhões de euros do PNRR.
- Envolvimento de operadoras privadas credenciadas para acesso ao GOL e ampliação do público de beneficiários, incluindo beneficiários de medidas de apoio à renda, como Capacitação e Apoio ao Trabalho e Subsídio de Inclusão.
- Fortalecimento dos cursos da GOL com atividades de treinamento curtas e eliminação do limite mínimo de horas de treinamento.
- Extensão de cursos de treinamento “no trabalho” para todos os beneficiários, incluindo estágios e treinamentos internos.
Rotas do Programa GOL
O programa GOL é dividido em cinco caminhos diferenciados com base na experiência de trabalho e nas características da parte interessada:
- Reintegração profissional: Para perfis com alta empregabilidade e habilidades já exigidas pelo mercado.
- Aperfeiçoamento: Para perfis que precisam adaptar suas habilidades por meio de intervenções curtas e de treinamento profissional.
- Requalificação (requalificação): para perfis com necessidade de novas habilidades por meio de atividades intensivas de treinamento com duração de até 300 horas.
- Trabalho e inclusão: Para perfis com baixa empregabilidade, por meio da colaboração com a rede de serviços territoriais (educacionais, sociais, de saúde).
Os cursos do Programa GOL
O programa GOL oferece muitos tipos de cursos disponíveis em catálogos regionais específicos nos sites institucionais de cada região. Cada curso é específico para o setor e está conectado a um dos caminhos do plano: reintegração no emprego, atualização (aprimoramento), reciclagem (requalificação), trabalho e
inclusão ou realocação coletiva.
Beneficiários do Programa GOL
Os beneficiários do programa GOL são:
- Cidadãos com redes de segurança social em uma relação de trabalho constante.
- Trabalhadores frágeis ou vulneráveis: jovens do NEET (com menos de 30 anos), mulheres desfavorecidas, pessoas com deficiência, trabalhadores maduros (55 anos ou mais).
- Beneficiários de redes de previdência social na ausência de vínculo empregatício: beneficiários desempregados do NASPI ou DIS-COLL.
- Cidadãos que recebem apoio de renda previdenciária: beneficiários do Subsídio de Inclusão e Treinamento e Apoio ao Trabalho.
- Desempregados sem apoio de renda: desempregados há pelo menos 6 meses, outros trabalhadores com menos oportunidades de emprego (jovens e mulheres, mesmo que não em condições frágeis), trabalhadores autônomos que cessam suas atividades ou com rendimentos muito baixos.
- Trabalhadores com renda muito baixa (trabalhadores pobres).
Participação obrigatória no Programa GOL
A participação no programa GOL é obrigatória para determinadas categorias de pessoas, em particular para os desempregados que recebem redes de previdência social, NASPI ou DIS-COLL, bem como o Subsídio de Inclusão e Treinamento e Apoio ao Trabalho. A não participação resulta na perda do direito ao benefício relacionado.
Como acessar o Programa GOL
Para acessar o programa GOL, você deve entrar em contato com os Centros de Emprego (CPI) ou serviços de emprego na área de especialização. Após o financiamento às Regiões, esses órgãos são responsáveis pela implementação do projeto com o apoio da Sviluppo Lavoro
Italia SpA.
Atividades do Programa GOL
A Sviluppo Lavoro Italia ativou ferramentas úteis para analisar a demanda por mão de obra das empresas, as necessidades profissionais e avaliar a lacuna de habilidades. Entre eles:
- LMI (Labor Market Intelligence): painel interativo para analisar as necessidades do mercado de trabalho.
- SGA (Skill Gap Analysis): Ferramenta para avaliar a distância entre as habilidades dos trabalhadores e as necessárias.
Áreas de experimentação do Programa GOL
O programa GOL também é um espaço de inovação e experimentação para projetos de pequena escala adotados em acordo com as Regiões. Algumas áreas de experimentação incluem:
- Habilidades digitais.
- É difícil atingir as metas de emprego.
- Aceleração de negócios para a criação de comunidades profissionais.
Objetivos do Programa GOL
Os objetivos do programa GOL são:
- Envolva pelo menos 3 milhões de beneficiários até 2025, dos quais pelo menos 75% devem ser mulheres, desempregados de longa duração, pessoas com deficiência, jovens com menos de 30 anos e trabalhadores com mais de 55 anos.
- Envolva pelo menos 800.000 cidadãos em atividades de treinamento, incluindo 300.000 para fortalecer as habilidades digitais.
Monitoramento e recursos do programa GOL
Em 30 de junho de 2024, o programa GOL atendeu a mais de 2.570.887 beneficiários. Os recursos totais para o programa nacional GOL totalizam 4,4 bilhões de euros, com mais 1 bilhão de euros a partir de 2024 por meio do programa europeu RepowerEU
.
O programa GOL representa uma iniciativa importante para relançar o emprego na Itália e apoiar trabalhadores em dificuldades. Por meio de uma série de caminhos e atividades direcionados, o programa oferece oportunidades de treinamento e reintegração profissional para diferentes categorias de pessoas. A participação no programa é obrigatória para algumas categorias específicas, mas aberta a todos aqueles que desejam aprimorar suas habilidades e encontrar novas oportunidades de emprego.