Desde a revolução do blockchain em meados da década de 2010, houve um imenso desenvolvimento na tecnologia blockchain. Todos nós testemunhamos a indústria crescendo de apenas transferir moedas para metaversos sofisticados. Um dos maiores marcos é o BLOCKCHAIN ORACLES. Vamos explorar e apresentá-lo ao BLOCKCHAIN ORACLES.
Também vamos comparar um gigante em campo com um rival relativamente novo, mas potencial.
O que é um Oracle Blockchain?
Um contrato inteligente fundamental não pode interagir com o mundo exterior de forma independente.
Simplificando, um oracle blockchain conecta o ecossistema WEB3 aos ambientes do mundo externo, como fontes de dados existentes, sistemas construídos no passado e recursos computacionais avançados. Essas redes Oracle permitem a criação de contratos inteligentes híbridos on-chain e off-chain. Você pode combinar a infraestrutura on-chain e off-chain e usá-las juntas. O sistema criado (dApps) pode responder eficientemente a eventos em tempo real e pode trabalhar em conjunto com sistemas tradicionais.
“Por exemplo, vamos supor que Alice e Bob queiram apostar no resultado de uma partida esportiva. Alice aposta $20 no time A e Bob aposta $20 no time B, com o total de $40 mantido em custódia por um contrato inteligente. Quando o jogo acabar, como o contrato inteligente sabe se libera os fundos para Alice ou Bob? A resposta é que requer um mecanismo oráculo para obter resultados precisos fora da cadeia e entregá-los à blockchain de forma segura e confiável.” (Site chainlink)
O que é Chainlink?
Chainlink foi criado em 2017 por Sergey Nazarov e Steve Ellis, que também co-escreveu seu whitepaper.
Chainlink é uma Rede Oracle blockchain construída no Ethereum. A rede pode obter dados de eventos fora da cadeia, como clima, resultados de correspondência, eleições, etc., para contratos inteligentes em cadeia. A Chainlink afirma que os contratos inteligentes podem obter dados de eventos externos de forma segura e confiável com o ecossistema Chainlink para garantir a execução de contratos imparcial e sem erros.
Como toda tecnologia, o Chainlink também encontra alguns problemas, como uma taxa de atualização mais baixa (120 segundos). Esta taxa de atualização é muito maior do que outros pares do setor, como Supra Oracles (3 a 5 segundos) e QED (meio segundo). O Chainlink também sofre de uma verdadeira descentralização, pois precisa de terceiros para a implementação da tecnologia.
Vamos explorar outro participante revolucionário no campo; QED, uma rede oracle blockchain projetada para taxas de atualização super altas.
QED vs Chainlink: Descentralização
Chainlink não é um ecossistema verdadeiramente descentralizado. Eles têm parceiros terceirizados para a implementação da tecnologia. Mas suas taxas são menores, o que significa que atualmente eles podem continuar com suas atividades, mas eventualmente terão que obter um sistema verdadeiramente descentralizado.
QED, por outro lado, tem um sistema verdadeiramente descentralizado.
QED vs Chainlink: Recompensas
O Chainlink permite que os detentores de tokens LINK apostem em tokens em um nó de sua escolha e os premia em Tokens LINK. Os tokens não são apostados uniformemente em alguns nós específicos. Se um erro for encontrado nos dados de qualquer nó, uma parte de sua participação será cortada.
O QED exige garantias de nódulos e implementa um sistema de segunda camada para verificar dados de nodes usando o mesmo método oracle. Se algum erro for encontrado a partir de dados de qualquer nó, a garantia é liberada para o cliente como compensação.
QED vs Chainlink: Colateral e Preços
O método de aposta do Chainlink em nódulos específicos faz com que as recompensas e preços variem e arbitrários. A garantia é decidida arbitrariamente com base em incentivos de estaca.
O QED permite que o cliente negocie o preço e a garantia diretamente com o nó. Então, ambos concordam antes que qualquer acordo seja feito.
QED vs Chainlink: Sistema on-chain verdadeiro
O Chainlink usa um sistema de relatórios off-chain que não está à base do verdadeiro espírito onde os dados on-chain são o principal aspecto da indústria.
QED, por outro lado, tem relatórios on-chain.
QED vs Chainlink: Segurança
Até mesmo os oráculos mais seguros, como a Pyth Network, com sede em Solana, foram comprometidos, levando a uma queda subsequente no Bitcoin. O Chainlink usa o Ethereum.
Delphi Oracle, o software base da QED, nunca foi comprometido, o que aumenta ainda mais o nível de confiança.
QED vs. Chainlink: Cadeia Agnóstica
Tanto qed quanto Chainlink são agnósticos em cadeia, o que significa que eles funcionam bem em múltiplas cadeias. O Chainlink, no entanto, tem a vantagem sobre o QED e tem melhores recursos integrados de cadeia cruzada.
QED vs Chainlink: Computação
O QED Token é executado como um token padrão ERC-20 e é executado na UX Network para fins computacionais. Este padrão ajuda o QED a obter provas computacionais totalmente em cadeia sem a necessidade de quaisquer sacrifícios da Camada-2. Um benefício da Rede UX é que ela ajuda o relógio QED mais de 20.000 transações por segundo. Não há correntes paralelas ou sidechains nesta rede.
O Chainlink, por outro lado, tem estatísticas e computação fora da cadeia. Este sistema off-chain dificulta o verdadeiro espírito de descentralização, uma vez que as estatísticas são mutáveis e podem ser transformadas. Além disso, estes estão abertos a ataques cibernéticos de vários partidos desonestos.
QED vs Chainlink: Tamanho do mercado
A Chainlink tem mais de 10 bilhões de dólares em mercado. Por ser uma instituição maior, tem mais espaço e dinheiro para inovar.
QED é uma solução relativamente nova e precisa de tempo adicional para provar seu valor. No entanto, vendo sua Taxa de Atualização de 0,5 Seg, muito é esperado dele.
Conclusão:
Os sistemas blockchain estão se desenvolvendo todos os dias. A cada atualização, as coisas estão melhorando devido à intensa concorrência. Chainlink é uma plataforma popular para oracleis blockchain, mas tem suas deficiências. Em conclusão, existem tecnologias como qed que oferecem um desempenho muito melhor em termos de verdadeira descentralização, velocidade, computação em cadeia e segurança. Com outras adoções, o QED é muito mais potente e capaz de lidar com desafios futuros.