Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Quais documentos são fornecidos como prova do meu investimento em fundos mútuos?
Depois de investir em um esquema de fundo mútuo, você receberá um extrato bancário com detalhes como a data da transação, o valor investido e o preço pelo qual as unidades são compradas e o número de unidades alocadas a você.
Você pode fazer várias transações na mesma conta, onde seu extrato continuará a ser atualizado. Um extrato bancário típico listará as transações mais recentes (10 na maioria dos casos) – seja compra ou resgate; dividendos, se houver; ou mesmo transações não comerciais. A declaração também lhe dará uma contagem do seu último saldo unitário, NAV de uma data recente e o valor atual de seus investimentos.
Se você perder uma declaração, você sempre pode obter outra sem problemas. Perder seu extrato bancário não o impediria de fazer transações futuras, incluindo a retirada de dinheiro de sua conta.