Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Quais informações e parâmetros de risco você deve considerar antes de investir em um fundo de ações?
Escolher um fundo de ações para sua carteira requer um processo de seleção metódico que tem duas etapas. O primeiro é sobre você e começa identificando a necessidade de um fundo mútuo de ações em seu portfólio ou seu objetivo financeiro, juntamente com seu horizonte de tempo, o tipo de investimento em fundos de ações e uma avaliação de sua tolerância ao risco. Uma vez que essas três coisas estejam em vigor, selecionar o fundo adequado entre os disponíveis é o próximo passo no processo, ou seja, a segunda etapa.
A segunda fase envolve, portanto, encontrar todos os fundos elegíveis usando uma abordagem mais qualitativa, procurando certas informações sobre os fundos e analisando vários parâmetros de risco. Você deve procurar informações sobre a carteira de fundos, safra, gestores de fundos, relatório de despesas, seu benchmark e como o fundo realizou seu benchmark ao longo do tempo.
Quando você olha para o portfólio, você vê o quão diversificado ele é em termos de alocação de setor e seleção de ações. Isso pode ser avaliado pelos 10 principais setores e pelas ações do fundo. Quando você olha para o ano, ele dá uma ideia de quantos ciclos de negócios o fundo sofreu. Durante uma corrida de touros, a maioria dos fundos se sai bem, mas como os fundos se saem através de um ciclo completo de fases de mercado de alta e baixa é um indicador de resiliência do portfólio. O histórico do gestor do fundo está intimamente ligado à safra do fundo. Você pode olhar para os outros fundos gerenciados pelo gestor do fundo para obter uma visão melhor de seu histórico.
O índice de despesas é um indicador importante de quão bem o fundo é gerenciado operacionalmente, o que é diferente do desempenho do fundo. Quanto menor o índice de despesa, melhor é para um investidor.
A seguir, veja os principais indicadores de risco dos fundos de ações, como desvio padrão e beta. O primeiro dá uma ideia da volatilidade do fundo nos retornos ou das flutuações esperadas em seus retornos. Um desvio padrão mais alto implica que você pode esperar maior volatilidade nos retornos do fundo, ou seja, o retorno provavelmente flutuará mais em ambas as direções (positivo e negativo) do que o retorno médio esperado do fundo. Beta é um indicador da sensibilidade do fundo aos movimentos do mercado. O Beta >1 implica que o NAV do fundo é mais sensível aos movimentos do mercado. Como resultado, o fundo aumentará mais do que o mercado durante as fases ascendentes do mercado e também cairá mais do que o mercado nas fases de mercado em alta. Beta = 1 implica que o NAV do fundo se aproximará do movimento do mercado. Os fundos mútuos de baixo risco geralmente têm Beta <1.
Reserve algum tempo para si mesmo ou procure orientação de um consultor financeiro para coletar informações sobre fundos e analisá-los antes de fazer a seleção final para sua carteira.