Os fundos de vencimento alvo
(TMFs) são um tipo de fundos de dívida abertos que oferecem datas de vencimento fixas. As carteiras desses fundos possuem títulos cuja data de vencimento está alinhada com a data de vencimento esperada do fundo, e todos os títulos são mantidos até o vencimento. Embora isso ajude a reduzir o risco da taxa de juros e torne os retornos mais previsíveis, os investidores precisam manter as desvantagens das TMFs em mente antes de investir nesses fundos.
Os fundos de
obrigações Target Maturity são uma nova categoria de fundos de dívida e, por isso, existem poucas opções disponíveis neste espaço. Isso pode limitar a escolha de maturidade de um investidor, ou seja, os investidores interessados em um horizonte de vencimento específico podem não ser capazes de encontrar um fundo adequado. Além disso, a categoria não tem histórico de desempenho para confiar.
Os benefícios do fundo de vencimento alvo incluem a mitigação do risco de taxa de juros e a visibilidade do retorno. Mas ambos os benefícios só podem funcionar se o investidor permanecer investido no fundo até o vencimento. Portanto, os investidores podem acabar ganhando rendimentos mais baixos e também ser propensos à volatilidade da taxa de juros se tiverem que liquidar seus investimentos antes do vencimento durante uma emergência. As TMFs só devem ser consideradas se você tiver uma meta de médio-longo prazo de 5-7 anos e se puder manter seus investimentos até que o fundo amadureça.
A maior desvantagem dos fundos de vencimento alvo é que os investidores ficam presos às taxas de juros prevalecentes e isso pode ter um impacto negativo no retorno geral, especialmente quando as taxas de juros provavelmente aumentarão no futuro. Este é geralmente o caso quando a economia está apenas saindo de uma recessão ou o governo provavelmente retirará um pacote de estímulo em andamento porque, em ambos os cenários, as taxas de juros geralmente estão em seu nível mais baixo e, portanto, provavelmente só aumentarão. O aumento das taxas de juro tem um impacto negativo nos preços das obrigações e nos rendimentos dos fundos de dívida.
Como as TMFs investem em um índice de títulos subjacente, esses fundos são tão propensos a rastrear erros quanto qualquer outro fundo de índice. Embora a categoria não tenha histórico de desempenho, os índices de títulos subjacentes podem ser um indicador razoável dos retornos esperados de uma TMF específica. No entanto, o erro de rastreamento, ou seja, a diferença entre os retornos reais do fundo e o desempenho dos benchmarks, pode ser o spoiler aqui na previsibilidade do retorno.
Sendo de natureza passiva, o gestor do fundo tem um âmbito limitado para gerir vários riscos caso as perspetivas para o mercado de dívida mudem a curto prazo, tais como uma alteração numa notação de crédito ou um RBI a efetuar alterações nas taxas de juro. O gerente não tem escolha a não ser manter os títulos no índice subjacente, independentemente de suas perspectivas. Portanto, isso pode não ser favorável aos investidores que estão procurando investimentos de curto prazo em fundos de dívida. Seria melhor investir em fundos de data mais curta em vez de TMF.
Você deve pesar cuidadosamente os prós e contras dos fundos de vencimento da Target antes de optar por incluí-los em sua carteira de investimentos. Além disso, uma conta Demat é obrigatória para investir em fundos de expiração alvo disponíveis no formato ETF, o que pode ser uma limitação no caso de você não ter um.