Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Quais os custos incorridos ao resgatar unidades de fundos mútuos?
Os fundos mútuos abertos permitem que os investidores resgatem suas unidades após um determinado período sem nenhum custo. Se um investidor desejar resgatar suas ações antes desse período estipulado, uma taxa de saída é cobrada. Os fundos mútuos cobram a taxa de saída se os investidores venderem seus investimentos antes de terem completado um tempo especificado no fundo. Isso visa desencorajar os investidores com objetivos de curto prazo de investir em fundos que exigem um período de detenção de longo prazo. Os fundos líquidos geralmente não têm uma carga de saída.
As cargas de saída são cobradas em percentagem do VLA se as unidades forem resgatadas antes de um determinado prazo, tal como mencionado no documento de informação do regime. Digamos que um esquema tenha uma carga de saída de 1% se o investimento for resgatado antes de um ano. Se o NAV do esquema for INR 100 e você resgatar sua participação antes de um ano, você receberá apenas INR 99 por unidade de sua participação, pois 1% será deduzido da casa do fundo para resgate prematuro.
Você também incorrerá em um imposto sobre ganhos de capital, dependendo do tipo de investimentos que você fez e por quanto tempo você manteve o investimento, como imposto sobre ganhos de capital de curto ou longo prazo. Transações divertidas orientadas para o capital também estão sujeitas ao STT (Imposto sobre Transações de Valores Mobiliários). Toda vez que você compra ou vende unidades desses fundos, você paga STT, o que aumenta o custo da sua transação.