Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Quais são os diferentes tipos de fundos de dívida?
Os fundos de dívida são para investidores que buscam segurança de capital ou renda de investimento regular e / ou querem estacionar dinheiro por curtos períodos.
Mas os fundos de dívida são de vários tipos.
Como nos bancos, você pode abrir uma conta poupança, onde você pode colocar e remover dinheiro sempre que quiser. No entanto, não há sentido em manter o dinheiro ocioso, se é improvável que você o use por algum tempo. Você pode, nesse caso, abrir um depósito fixo, no qual o dinheiro é bloqueado por um determinado período que permite que você ganhe uma taxa de juros mais alta. Você também pode optar por um depósito recorrente, onde você continua a investir um valor fixo a cada mês por um período de tempo predefinido. Todos esses produtos ajudam você com diferentes requisitos.
Da mesma forma, mesmo entre os fundos mútuos, existem variantes disponíveis na categoria de fundos de dívida para atender a várias necessidades dos investidores, como fundos líquidos, fundos de renda, títulos do governo e planos de vencimento fixo.
Um investidor seria aconselhado a selecionar esquemas com base em seus requisitos exclusivos.