Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Index du contenu:
Quais são os diferentes tipos de fundos mútuos?
Existem vários tipos de esquemas de fundos mútuos para atender às diferentes necessidades de diferentes pessoas. Em grande parte, existem três tipos de fundos mútuos.
-
Fundos de capital ou de crescimento
- Estes investem principalmente em ações, ou seja, ações em empresas
- O principal objetivo é a criação de riqueza ou valorização do capital.
- Eles têm o potencial de gerar retornos mais altos e são melhores para investimentos de longo prazo.
- Exemplos seriam:
- Fundos de grande capitalização que investem principalmente em empresas que gerenciam grandes negócios estabelecidos
- fundos que investem em empresas de média dimensão.
- Fundos Small Cap que investem em pequenas empresas
- Fundos “Multi Cap” que investem em um mix de grandes, médias e pequenas empresas.
- Fundos “setoriais” que investem em empresas ligadas a um tipo de atividade. Ex. Fundos de tecnologia que só investem em empresas de tecnologia
- Fundos “temáticos” que investem em um tema comum. Ex. Fundos de infraestrutura que investem em empresas que se beneficiarão do crescimento no segmento de infraestrutura
- Fundos de poupança fiscal
“fundos de média capitalização” que investem em empresas de média dimensão.
-
Renda ou títulos ou fundos de renda fixa
- Estes investem em títulos de renda fixa, como títulos ou títulos do governo, documentos comerciais e títulos, certificados bancários de depósito e instrumentos do mercado monetário, como títulos do tesouro, papel comercial, etc.
- São investimentos relativamente mais seguros e adequados para a geração de renda.
- Exemplos seriam fundos líquidos, de curto prazo, taxa flutuante, dívida corporativa, títulos dinâmicos, fundos de ouro, etc .
-
Fundos híbridos
- Eles investem tanto em ações quanto em renda fixa, oferecendo assim o melhor de ambos, tanto o potencial de crescimento quanto a geração de renda.
- Exemplos seriam fundos equilibrados agressivos, fundos equilibrados conservadores, planos de aposentadoria, planos infantis e planos de renda mensal, etc.