Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Quais são os diferentes tipos de perfis de risco em que os investidores podem ser classificados?
Assim como temos diferentes categorias de esquemas de fundos mútuos, dependendo de seu risco, também agrupamos os investidores em categorias semelhantes com base em seu perfil de risco. Os investidores podem ser classificados em perfis de risco agressivos, moderados e conservadores com base em dois fatores. O perfil de risco de um investidor depende da sua capacidade de assumir riscos (capacidade de risco) e da sua vontade de assumir riscos (aversão ao risco). Se um investidor tem uma baixa disposição e uma vontade de assumir riscos, nós o chamamos de um investidor conservador que deve investir em produtos de investimento de baixo risco, como fundos de dívida, FD banking.
Se um investidor
tem uma alta capacidade e disposição para assumir riscos, é melhor que tal investidor seja aconselhável investir em produtos agressivos de categoria de risco, como fundos mútuos de ações, capital direto. No entanto, se um investidor tem uma alta disposição para assumir riscos, mas uma baixa capacidade de assumir riscos ou vice-versa, é aconselhável investir em produtos de investimento de risco moderado. Esses investidores são referidos como investidores moderados que gostariam de assumir um risco moderado que não coloque em risco suas vidas. Eles preferem investir em fundos mútuos equilibrados.
Os investimentos são considerados adequados para um investidor se o risco dos investimentos estiver dentro do limite da capacidade de risco e da aversão ao risco do investidor.