Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Quais são os limites de um ETF?
Os ETFs são instrumentos de investimento passivo que rastreiam um índice subjacente e são negociados na bolsa de valores, assim como as ações. Mas os ETFs devem ser comprados e vendidos pela bolsa através de um corretor. Você deve ter uma conta demat para negociar ETFs e deve pagar comissões ao corretor por cada transação. Se você está tentado a investir em ETFs para capitalizar sua negociação em tempo real, o custo da comissão pode reduzir seus retornos ao longo do tempo.
Em segundo lugar, os ETFs não oferecem a vantagem dos custos médios de rúpias que estão disponíveis em fundos mútuos através do SIP. Se você quiser fazer investimentos regulares em ETFs, você também terá que arcar com o custo da comissão em cada transação. Os ETFs não oferecem recursos como o crescimento e a opção de dividendos, onde os investidores podem escolher uma opção que melhor se adapte aos seus objetivos financeiros. Por exemplo, os ETFs não podem atender ao requisito de um aposentado que busca uma renda regular ou alguém que busca pagamentos de dividendos regularmente.
Alguns ETFs são específicos de nicho ou indústria e são mal negociados. Os investidores podem enfrentar um amplo spread de oferta / amma (o desvio do preço atual do ETF de seu NAV) ao transacionar em ETFs. Embora os ETFs ofereçam oportunidades de negociação intradiária que podem ser tentadoras no curto prazo, elas podem ser prejudiciais a um plano financeiro de longo prazo.