Menu
in

Quais são os riscos de investir em ETFs?

Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.

Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.

Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.

O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.

Quais são os riscos de investir em ETFs?

Os ETFs oferecem uma vantagem de diversificação de baixo custo. Apesar desses benefícios, os riscos associados a esses investimentos devem ser observados. Primeiro, existem muitos tipos de ETFs disponíveis no mercado, incluindo os internacionais e exóticos. Portanto, selecionar o ETF certo para atender às suas necessidades é fundamental para evitar riscos adicionais, como risco político e risco de liquidez, que podem ser associados a esses ETFs. Os ETFs também podem ser expostos ao risco de contraparte e moeda, dependendo de suas participações subjacentes.

Os ETFs podem ter estruturas diferentes, dependendo do que investem e de como distribuem os ganhos de capital da carteira. Isso pode afetar a responsabilidade tributária do investidor. Por exemplo, os ETFs que usam bolsas em espécie não distribuem ganhos de capital para os investidores finais, enquanto os ETFs envolvendo derivativos ou commodities podem ter estruturas complexas e implicações fiscais. A menos que um investidor esteja ciente dessas coisas, eles podem ser pegos de surpresa.

Os ETFs estão expostos ao risco de mercado, como ações e outros fundos mútuos, apesar de suas vantagens de diversificação. Quanto maior o índice que um ETF rastreia, menor será seu risco de mercado, mas ele não pode ser completamente eliminado. Os ETFs enfrentam um erro de rastreamento, ou seja, seu retorno se desvia do rendimento do índice subjacente porque um ETF incorre em certas despesas que o índice não enfrenta.

Leave a Reply