Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Qual é o papel de um consultor de investimentos
Normalmente, quando as pessoas selecionam um esquema, elas o fazem com base em seu desempenho. Eles não acreditam que o desempenho passado possa ser insustentável. A avaliação de padrões é uma função de vários atributos de esquema, por exemplo, o objetivo do esquema, o universo de investimento, os riscos que o fundo está assumindo, etc. Isso requer que o investidor dedique tempo e esforço. O investidor também deve ter as habilidades necessárias para ser capaz de entender as características e nuances, bem como a capacidade de analisar e comparar entre muitas opções. Um distribuidor de fundos mútuos ou consultor de investimentos seria qualificado e treinado para tal trabalho.
Em segundo lugar, mais importante do
que investir no melhor esquema, é importante investir em um esquema que seja mais apropriado ou adequado à situação atual do investidor. Embora a situação do investidor seja mais conhecida pelo investidor, um bom consultor ou distribuidor seria capaz de fazer as perguntas certas e colocar as coisas em perspectiva.
Uma vez que o portfólio é construído, é
necessário um monitoramento regular das características do esquema e do portfólio, o que é um trabalho contínuo. Um consultor/distribuidor também ajuda você a revisar esses padrões.