Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Qual o risco de investir em fundos mútuos?
Todos nós já ouvimos: “Investimentos em fundos perpétuos estão sujeitos ao risco de mercado”. Você já se perguntou quais são esses riscos?
A imagem à esquerda fala sobre os vários tipos de riscos.
Nem todos os
riscos têm impacto em todos os regimes de fundos. O SID (Documento de Informações de Esquema) ajuda a entender quais riscos se aplicam ao esquema selecionado.
Então, como a equipe de gerenciamento de fundos gerencia esses riscos?
Tudo depende do tipo de investimento em que o Fundo Mútuo investiu. Algumas ações são mais sensíveis a certos riscos e algumas estão expostas a outras.
Ajuda profissional, diversificação e regulamentos SEBI ajudam a mitigar os riscos em fundos mútuos.
Finalmente, e a pergunta mais importante que muitos investidores têm feito: uma empresa de fundos mútuos pode fugir com o meu dinheiro? Isso não é possível, dada a estrutura dos fundos mútuos e as fortes regulamentações.