Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Quanto do meu investimento posso retirar?
A maioria dos esquemas de fundos mútuos são esquemas abertos, que permitem que um investidor reembolse o valor total investido sem restrições de tempo.
Apenas em
alguns casos os regimes impõem uma restrição ao reembolso, em circunstâncias extraordinárias, tal como decidido pelo Conselho de Curadores.
Todos os Equity Linked Savings Schemes (ELSS), que oferecem benefícios fiscais sob a SEC 80C, são obrigados a “bloquear” investimentos por um período de 3 anos. No entanto, qualquer dividendo declarado por esses esquemas durante este período está disponível como um pagamento irrestrito. Nenhuma outra categoria de regimes pode impor esse bloqueio. Alguns podem impor uma taxa de saída para reembolsos prematuros, para evitar que investimentos de curto prazo entrem em um esquema. Os AMC podem especificar os montantes mínimos que podem ser apresentados. Todas essas informações estão contidas em documentos relacionados ao esquema, o que é importante para um investidor ler antes de investir.
Os regimes fechados têm um mandato fixo e o AMC não financia nem permite qualquer reembolso até à data da cessação/cessação. No entanto, todos os fundos fechados têm suas ações listadas na bolsa de valores, e um investidor que busca liquidez deve vender ações para outro comprador a uma taxa determinada pelo mercado.