Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Que tipo de retorno você deve esperar dos fundos mútuos?
Imagine perguntar: com que rapidez os veículos funcionam?
Você pode generalizar a resposta para toda a categoria? Diferentes veículos funcionam em velocidades diferentes – mesmo dentro de uma categoria, por exemplo, carros, enquanto um carro feito para ruas da cidade pode correr a uma certa velocidade máxima, um feito para corridas pode correr muito mais rápido.
Não existe um produto chamado Fundo Mútuo, existem muitos tipos diferentes de fundos mútuos. Os retornos do investimento em diferentes categorias podem variar e, em seguida, existem certas categorias de fundos que mostram um nível mais alto de incerteza no desempenho.
Se o fundo investe em um mercado onde os preços flutuam muito, o valor patrimonial líquido (NAV) do fundo
provavelmente testemunhará enormes flutuações (por exemplo, fundos de crescimento investindo no mercado de ações); no entanto, se investir em um mercado onde os preços não flutuam muito, o valor líquido do ativo (NAV) do fundo seria bastante estável (por exemplo, Um fundo líquido mostraria muito menos incerteza do que um fundo de ações.
Um investidor seria aconselhado a se concentrar na natureza característica do fundo e combiná-la com suas necessidades.