Menu
in

Quem deve investir em fundos mútuos de poupança fiscal?

Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.

Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.

Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.

O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.

Quem deve investir em fundos mútuos de poupança fiscal?

Os fundos de poupança fiscal
ou os regimes de poupança ligados a ações são fundos de ações diversificados que fornecem benefícios de dedução fiscal nos termos da Seção 80C da Lei do Imposto de Renda. Portanto, os fundos ELSS são adequados para qualquer contribuinte disposto a assumir o risco de um instrumento de poupança fiscal orientado para o patrimônio. Os fundos ELSS são mais adequados para a classe assalariada, pois têm uma fonte regular de renda e precisam fazer investimentos de economia de impostos todos os anos. Na verdade, eles podem convenientemente investir no ELSS via SIP mensalmente para se beneficiar dos custos médios das rúpias.

Se você é um contribuinte jovem, pode aproveitar o duplo benefício de investir no ELSS, ou seja, aproveitar a dedução fiscal nos termos da Seção 80C e o potencial de crescimento a longo prazo das ações investindo no ELSS todos os anos. Embora os contribuintes mais velhos também possam investir no ELSS para aproveitar os benefícios fiscais, o risco patrimonial inerente ao ELSS requer um horizonte de investimento mais longo que pode estar faltando.

Lembre-se, os fundos ELSS têm um período de bloqueio de 3 anos. Se você investir hoje, você só pode tirar seu dinheiro depois de 3 anos no caso de um investimento de montante fixo. O período de bloqueio também é aplicável a cada pagamento SIP. Se você quiser retirar o valor total investido em 12 meses, você terá que esperar até que a última parcela do SIP tenha completado 3 anos. Mas não se trata apenas de permanecer no fundo durante o período de bloqueio, mas continuar com seus investimentos além disso para ver o potencial de crescimento real que um ELSS pode oferecer.

Um jovem contribuinte com muitas décadas de vida profissional pela frente pode explorar melhor a dupla vantagem de um ELSS do que alguém que pode estar perto da aposentadoria. Mas mesmo em 5-7 anos após o final da aposentadoria, você pode considerar o ELSS como uma opção se tiver apetite pelo risco desejado. Portanto, o ELSS pode ser sua opção preferida de economia de impostos, dependendo da sua idade, preferências de risco e outras responsabilidades, como empréstimos imobiliários e educação, que tornam o antigo regime tributário mais apropriado para você.

Leave a Reply