O Guia Italiano de Desenvolvimento Trabalhista 2024 sobre recrutamento subsidiado foi atualizado, incluindo as novas medidas introduzidas pelo Decreto de Coesão. Este guia é uma ferramenta útil para descobrir todos os incentivos disponíveis para promover o emprego em 2024, divididos entre benefícios nacionais e regionais.
Neste artigo, examinamos detalhadamente quais são as principais concessões para
contratação em 2024.
Os principais benefícios do recrutamento em 2024
Os incentivos para contratação em 2024 são divididos em incentivos nacionais e incentivos regionais, com o objetivo de facilitar a entrada no mercado de trabalho de categorias específicas de pessoas, incluindo mulheres, jovens, trabalhadores desfavorecidos e com deficiência.
1. Recrutamento confidencial de mulheres
2024
O bônus feminino de 2024 é uma isenção de contribuição de 100% até 650 euros por mês durante 24 meses, reservada para empregadores privados que contratam trabalhadores desfavorecidos indefinidamente. Essa medida é aplicável em toda a Itália e oferece condições favoráveis para o recrutamento no Sul, onde as trabalhadoras devem ficar desempregadas
por pelo menos 6 meses.
2. Incentivo ao emprego para jovens com menos
de 30 anos
Esse incentivo prevê uma contribuição igual a 50% do salário mensal bruto para empregadores que contratem jovens com menos de 30 anos. O benefício é garantido por no máximo 36 meses e vale para as primeiras contratações permanentes de jovens que nunca tiveram um contrato por tempo indeterminado
.
3. Bônus para jovens com menos de 35 anos
O bônus para jovens com menos de 35 anos prevê uma isenção de 100% das contribuições previdenciárias de até 500 euros por mês por um período máximo de 24 meses. Para recrutamento no sul da Itália, o bônus pode chegar a 650 euros por mês
.
4. Bônus ZES 2024
O bônus ZES (Zonas Econômicas Especiais) é reservado para empregadores no Sul e prevê uma redução total das contribuições previdenciárias para o recrutamento permanente de pessoal não administrativo.
5. Incentivos para beneficiários de ADI e SFL
Os empregadores que contratam beneficiários do Inclusão Check (ADI) ou do Training and Work Support (SFL) podem se beneficiar da redução total ou parcial da contribuição. O alívio é de 100% para contratações permanentes, até um máximo de 8.000 euros
por ano.
6. Incentivos para contratação de prisioneiros e internados
Esse incentivo consiste em uma redução de contribuição e um crédito fiscal para empregadores que contratam pessoas detidas ou internadas. O benefício pode chegar a 520 euros por mês
.
7. Incentivos para contratar mulheres
O incentivo ao emprego feminino prevê uma redução de contribuição de 50% para contratos permanentes ou a prazo fixo. O incentivo é válido por no máximo 18 meses para contratos permanentes e 12 meses para contratos
a prazo determinado.
8. Incentivos para ganhadores de renda livre
Este incentivo prevê uma redução de contribuição de até 8.000 euros para o recrutamento de mulheres desempregadas vítimas de violência que são beneficiárias da Renda da Liberdade.
9. Recrutamento confidencial para pessoas com deficiência
As empresas que contratam pessoas com deficiência podem se beneficiar de um alívio de contribuição de 70% do salário para trabalhadores com uma redução na capacidade de trabalho superior a 79% e 35% para aqueles com uma redução entre 67% e 79%.
10. Incentivos para trabalhadores com mais de 50 anos
Há um alívio de contribuição para a contratação de trabalhadores com mais de 50 anos que estejam desempregados há pelo menos 12 meses, com reduções de até 50% nas contribuições previdenciárias.
11. Recrutamento facilitado de trabalhadores desfavorecidos em cooperativas
Esse incentivo é dedicado às cooperativas sociais que contratam trabalhadores desfavorecidos, incluindo pessoas com deficiência, toxicodependentes e pessoas em dificuldade, e prevê a redução total das taxas de contribuição.
12. Mães em bônus de folha de pagamento
Mães trabalhadoras com mais de dois filhos podem se beneficiar de uma redução de 9,19% nas contribuições previdenciárias, aplicáveis às folhas de pagamento.
13. Superbonus Work 2024
A partir de 1º de setembro de 2024, o Superbonus Lavoro prevê uma dedução fiscal de até 130% para contratações permanentes, com maior vantagem para categorias desfavorecidas.
Incentivos regionais
As regiões italianas oferecem incentivos adicionais para recrutamento em 2024, voltados para categorias específicas de trabalhadores.
1. Incentivos para o turismo
As regiões da Campânia e da Calábria oferecem incentivos para promover o emprego no setor do turismo, promovendo o recrutamento a prazo ou por tempo indeterminado.
2. Recrutamento de pessoas com deficiência
Regiões como Emilia Romagna, Friuli Venezia Giulia, Lombardia, Toscana e Veneto oferecem incentivos para incentivar o recrutamento de pessoas com deficiência, com contribuições para a adaptação do local de trabalho.
3. Incentivos para pessoal qualificado — Bolzano
A província de Bolzano promove o recrutamento de pessoal altamente qualificado, oferecendo um incentivo igual a 50% do salário bruto de até 70.000 euros por ano durante 24 meses.
4. Contribuições para mulheres vítimas de violência — Toscana
A região da Toscana oferece contribuições de até 6.000 euros para mulheres vítimas de violência incluídas nos programas de proteção.
5. Incentivos para os desempregados
— Lombardia
A região da Lombardia oferece incentivos para a contratação de pessoas desempregadas, incluindo cursos de treinamento financiados com vouchers.
O
recrutamento facilitado 2024 oferece uma ampla gama de oportunidades para os empregadores, com incentivos destinados a incentivar o emprego de jovens, mulheres, pessoas com deficiência e trabalhadores desfavorecidos. As ferramentas disponíveis variam entre concessões nacionais e regionais, garantindo apoio efetivo às empresas que desejam investir em capital humano
.