Patrimônio líquido: | $ 1 bilhão |
Data de nascimento: | 12 de julho de 1949 (72 anos) |
Gênero: | Masculino |
Profissão: | Pessoa de negócios |
Nacionalidade: | Estados Unidos da America |
Rick Hendrick Net Worth:
$ 1 bilhão
Rick Hendrick Net Worth: Rick Hendrick é um empresário americano, empresário e piloto de carros de corrida aposentado que tem um patrimônio líquido de $ 1 bilhão de dólares.
Hendrick é mais conhecido por ser o proprietário da equipe Hendrick Motorsports da NASCAR. Ele também possui o Hendrick Automotive Group e possui 140 franquias em 14 estados diferentes. Rick atua como presidente da empresa, que é a sexta maior concessionária dos Estados Unidos. Ele é dono da equipe de corrida Hendrick Motorsports desde 1984 e tem quatro pilotos em tempo integral: Jimmie Johnson, Chase Elliott, Alex Bowman e William Byron. Seus ex-motoristas incluem Jeff Gordon, Dale Earnhardt, Jr. e Kasey Kahne. A Hendrick Motorsports ganhou 12 campeonatos da Monster Energy Cup Series (agora conhecida como NASCAR Cup Series).
Juventude: Rick Hendrick nasceu Joseph Riddick Hendrick III em 12 de julho de 1949, em Warrenton, Carolina do Norte. Seus pais, Mary e Joseph, criaram Rick e seu irmão, John, em uma fazenda perto de Palmer Springs, Virgínia. Quando Rick tinha 14 anos, ele construiu um Chevrolet 1931 e começou a corridas de arrancada e, aos 16, ganhou o concurso de solução de problemas da Chrysler-Plymouth (divisão da Virgínia). Hendrick estudou na Park View High School, na Virgínia, e embora originalmente tenha considerado uma carreira no beisebol, ele se matriculou em um programa de estudo de trabalho cooperativo após a graduação oferecido pela Westinghouse Electric Company e pela North Carolina State University.
Carreira: Após a faculdade, Hendrick abriu um pequeno lote de carros usados e se tornou o gerente geral de vendas aos 23 anos. Depois de comprar uma franquia em Bennettsville, Carolina do Sul, Rick se tornou o concessionário Chevrolet mais jovem da América aos 26 anos e fundou a Hendrick Automotive Grupo, que emprega mais de 10.000 pessoas. Em 2016, a empresa faturou US $ 9 bilhões.
Como piloto de corrida, Hendrick competiu na NASCAR Sprint Cup Series, na NASCAR Nationwide Series e na NASCAR Camping World Truck Series. Ele também começou uma equipe de corrida de barcos de arrasto no final dos anos 70, que ganhou três campeonatos e estabeleceu um recorde mundial. Mais tarde, Rick foi co-proprietário e patrocinador de alguns carros da NASCAR Late Model Sportsman Series, ganhando uma vitória com Dale Earnhardt em 1983. No ano seguinte, Hendrick começou a All-Star Racing (agora conhecido como Hendrick Motorsports), escalando uma equipe NASCAR Winston Cup. Com o piloto Geoff Bodine, a equipe disputou 30 corridas e terminou em nono lugar na temporada.
Como proprietário de uma equipe, Rick conquistou 16 campeonatos de pilotos, 345 vitórias em corridas e 290 pole position com a Hendrick Motorsports e JR Motorsports (que Hendrick é co-proprietário com Dale Earnhardt Jr. e Kelly Earnhardt Miller), e muitos consideram que ele é O dono da equipe de maior sucesso da NASCAR. A sede da Hendrick Motorsports fica em Concord, Carolina do Norte, em uma propriedade de 140 acres; 600 pessoas estão empregadas nas instalações de 430.000 pés quadrados. Em dezembro de 2018, Hendrick anunciou que Jeff Gordon assumirá a Hendrick Motorsports após a aposentadoria de Rick.
Vida pessoal: Rick conheceu sua futura esposa, Linda, em uma sorveteria, e eles tiveram dois filhos, Ricky e Lynn. Ricky cresceu para ser um piloto de corrida, mas em 2004, ele morreu tragicamente em um acidente de avião aos 24 anos. Nove outras pessoas morreram no acidente, incluindo o irmão de Rick e duas de suas sobrinhas. Em 2011, Rick e Linda estavam em um avião que pousou no Aeroporto Internacional de Key West; Os ferimentos de Linda foram leves, mas Rick acabou com uma clavícula fraturada e três costelas quebradas.
Hendrick foi diagnosticado com leucemia mielóide crônica em 1996 e está em remissão desde 1999. Em 1997, Rick foi condenado a um ano de prisão domiciliar, multa de $ 250.000 e três anos de liberdade condicional após se declarar culpado de fraude postal. Ele admitiu ter dado BMWs, casas e grandes quantias de dinheiro aos executivos da American Honda Motor Company na década de 1980, mas o presidente Bill Clinton o perdoou em 2000.
Trabalho de caridade:Em 1997, Rick e Linda fundaram o Hendrick Marrow Program, que arrecada dinheiro para adicionar doadores em potencial ao registro da Fundação Be The Match e ajuda os pacientes a pagar pelos custos de transplante que não são cobertos pelo seguro. Em 1999, a Be The Match Foundation homenageou Rick e Linda com seu prêmio de Liderança para a Vida. Hendrick também apoia o Levin Children’s Hospital de Charlotte e a The Hendrick Foundation for Children, que foi fundada por seu falecido irmão em 2004. Em 2016, Rick e Linda formaram a Hendrick Family Foundation e o Hendrick Marrow Program (que arrecadou mais de $ 15 milhões desde o seu início) agora faz parte dessa fundação. A Hendrick Family Foundation apoia instituições de caridade que foram estabelecidas por motoristas da Hendrick Motorsports, como a Fundação Chase Elliott,
Prêmios e homenagens: Em 1996, Hendrick recebeu a Ordem do Long Leaf Pine, a maior homenagem civil concedida no estado da Carolina do Norte. Naquele ano, ele também recebeu o Prêmio Horatio Alger da Associação de Distintos Americanos Horatio Alger. Em 2009, Rick ganhou o prêmio Bill France de Excelência na cerimônia de premiação da Sprint Cup Series, e recebeu o prêmio Automotive News Lifetime Achievement em 2014. Hendrick foi indicado para o NASCAR Hall of Fame (2017), o International Motorsports Hall of Fama (2013) e o Corredor da Fama do Motorsports da América (2020).
Imóveis: Em 2000, Rick pagou US $ 3,65 milhões por uma casa de 12.803 pés quadrados em Charlotte. A casa inclui seis quartos e oito banheiros. Hendrick também possui um iate de $ 35 milhões, bem como um jato particular Gulfstream GV no valor de $ 15 milhões.