Robert Kiyosaki é um empreendedor, investidor, educador e autor do best-seller de finanças pessoais “Pai Rico, Pai Pobre”.
A reputação de Kiyosaki em finanças e investimentos é astronômica e divisiva. Ele é um investidor renomado a quem muitos recorrem para orientação financeira, mas ele também tem uma parcela justa de controvérsia em seu nome.
Ele foi acusado de ser um vigarista que emprega esquemas para enriquecer rapidamente sob o disfarce de inteligência financeira.
Ao mesmo tempo, muitos o admiram e juram por seus livros como a filosofia final dos ricos.
Independentemente de opiniões diferentes, Robert Kiyosaki continua a ser um nome familiar no mundo financeiro. Mas como ele ficou rico exatamente? Vamos explorar como ele fez seus milhões e qual é o seu patrimônio líquido hoje.
Index du contenu:
Quem é Robert Kiyosaki?
Nascido em 8 de abril de 1947, Kiyosaki cresceu em uma pequena cidade havaiana e frequentou a faculdade na Academia da Marinha Mercante dos Estados Unidos, no norte do estado de Nova York. Mais tarde, ele serviu no Corpo de Fuzileiros Navais durante a Guerra do Vietnã.
Uma vez que ele completou seu serviço militar, a inclinação de Kiyosaki para as vendas levou-o a um papel na Xerox, onde se diz que ele se tornou seu principal vendedor. A partir de então, a carreira e o espírito empreendedor de Kiyosaki cresceram.
Qual é o patrimônio líquido de Robert Kiyosaki?
Entre altos e baixos nos negócios, o patrimônio líquido de Robert Kiyosaki é estimado em US $ 100 milhões.
Apesar de inúmeros negócios falidos e pedido de falência várias vezes, Kiyosaki acabou encontrando sua fraqueza na educação financeira.
Como Robert Kiyosaki ficou rico?
Kiyosaki co-fundou a Excellerated Business School for Entrepreneurs em 1985. Depois que decolou, ele vendeu o negócio e se concentrou em investir em imóveis. Ele até escreveu um livro denunciando a educação universitária como um caminho para o sucesso em favor do investimento imobiliário – “Se você quer ser rico e feliz, não vá à escola”.
Mas a verdadeira reivindicação de Kiyosaki à fama (e riqueza) é a marca Rich Dad.
Tudo começou com um jogo de tabuleiro chamado “CashFlow”, que se propôs a ensinar as crianças sobre liberdade financeira. Em 1997, depois de ver muito sucesso com o jogo, Kiyosaki publicou o livro “Rich Dad, Poor Dad” sob a mesma marca do jogo de tabuleiro.
O livro em si centra a tarefa de enriquecer-se em torno das histórias comparativas e conselhos de dois pais: um rico e outro pobre.
Diz-se que o “pai pobre” no livro é o pai de Kiyosaki, um professor educado com pouco dinheiro em seu nome. O “pai rico” é supostamente o pai de um de seus amigos de infância, um rico empresário. O livro vendeu mais de 40 milhões de cópias e é um best-seller do New York Times.
Quantos livros Robert Kiyosaki escreveu?
“Rich Dad, Poor Dad” foi apenas o começo da prolífica carreira de Kiyosaki como compositor. Ao todo, Robert Kiyosaki escreveu 30 livros.
Alguns outros títulos incluem:
- “Guia de Investimento do Pai Rico”
- “Aposente-se jovem, aposente-se rico”
- “Manifesto Capitalista: Como os Empreendedores Podem Salvar o Capitalismo”
- “Aumente seu QI financeiro”
- “Por que os ricos estão ficando mais ricos”
Além destes, Kiyosaki também é coautor de dois livros financeiros com Donald Trump: “Why We Want You Rich” e “Midas Touch: Why Some Entrepreneurs Get Rich and Why Most Don’t”.
Contribuições de Robert Kiyosaki para a literacia financeira
Kiyosaki compartilhou suas seis palavras básicas de alfabetização financeira e educação: renda, gastos, ativos, passivos e, finalmente, fluxo de caixa. De acordo com Kiyosaki, o segredo para ser rico não é uma educação universitária, mas se você pode controlar o fluxo de caixa.
Apesar de deixar sua empresa inicial de educação financeira, Kiyosaki continua a ministrar cursos de finanças. Ele também oferece sessões individuais de coaching financeiro sobre investimento e finanças pessoais, além de sua infinidade de livros publicados.
Quando ele lançou pela primeira vez o jogo de tabuleiro “CashFlow”, ficou claro que educar as pessoas sobre finanças pessoais era uma paixão para ele. Embora algumas pessoas assumam sua liderança mais do que outras, suas contribuições para a alfabetização financeira são inegáveis.
No entanto, sua atividade educacional enfrentou algumas críticas. Em 2010, a CBC Marketplace publicou um segmento sobre seminários e branding da Kiyosaki, criticando as oficinas da Kiyosaki por serem essencialmente apresentações de vendas enganosas.
Por outro lado, sua base de fãs acumulada não é sem razão. Há pessoas que admiram e atestam seu trabalho – as pessoas que levaram seu livro ao topo das listas de best-sellers e atribuem sucesso financeiro a seus ensinamentos.
Jeff Rose, colaborador de finanças pessoais da Forbes, compartilhou que “Pai Rico, Pai Pobre” foi o primeiro livro que ele leu que mudou a maneira como ele pensava sobre riqueza e ficar rico. Atestando que isso mudou minha vida, ele disse que “as ideias foram revolucionárias para mim, como foram para tantos outros, porque eu não vim desse tipo de fundo financeiro”.
“Pai Rico, Pai Pobre” tem mais de 200.000 resenhas de 5 estrelas no Goodreads nas quais o usuário Will Thomas escreveu: “Este livro vai para a minha prateleira de quatro livros que li repetidas vezes, livros que li devocionalmente. Isso revolucionou completamente minha visão não apenas de ganhar dinheiro, mas também de educação.”
Em que Robert Kiyosaki investe?
Com uma reputação tão forte como investidor, o conselho de investimento de Robert Kiyosaki é cobiçado.
Kiyosaki se orgulha de investir em ativos de refúgio seguro, ou seja, priorizar investimentos que cubram a inflação.
Kiyosaki é um defensor de longa data do investimento em metais preciosos. Recentemente, ele twittou que “a prata é o melhor, o menor risco e o investimento de alto potencial”. De acordo com Kiyosaki, a prata atualmente oferece o melhor valor de investimento. Em um tweet, ele disse: “Eu não toco em papel de ouro ou ETFs de prata. Eu só quero moedas de ouro ou prata de verdade.”
Dito isto, o ouro é outro dos ativos de refúgio seguro da Kiyosaki, juntamente com o Bitcoin. Kiyosaki previu recentemente que o dólar dos EUA entrará em colapso até 2023 e twittou: “Eu amo o Bitcoin porque não confio no Fed, no Tesouro ou em Wall Street”.
As Melhores Citações de Robert Kiyosaki sobre Finanças Pessoais
Dada toda a autoria que ele fez, não é surpresa que Robert Kiyosaki esteja cheio de pepitas de sabedoria financeira.
Aqui estão algumas das melhores citações de Robert Kiyosaki:
A maioria das pessoas vê um excedente como um recurso. Eles economizam seu dinheiro extra no banco ou o gastam em passivos. Em vez de ver o dinheiro extra como um ativo, o pai rico viu isso como uma despesa a ser investida. Ao fazer dos investimentos uma despesa em seu orçamento, meu pai rico se certificou de que faria deles uma prioridade. Ele chamou isso de pagar a si mesmo primeiro.”
“O controle número um que você precisa ter para ser um investidor é o controle sobre si mesmo. Se você não pode se controlar, os altos e baixos do mercado farão você correr e você perderá durante um desses altos ou baixos.
“Não é quanto dinheiro você ganha, mas quanto dinheiro você mantém, o quanto eles trabalham duro para você e quantas gerações você o mantém.”
Qual é a chave para o sucesso de Robert Kiyosaki?
Quando perguntado qual foi o ingrediente-chave de seu sucesso – o sucesso que rendeu a Robert Kiyosaki um patrimônio líquido de US $ 100 milhões e um livro best-seller – ele disse à Forbes: “Eu diria simplicidade. Dinheiro e investimentos podem ser tópicos complexos, confusos e muitas vezes chatos. Eu me esforcei para tornar mais fácil e divertido aprender sobre dinheiro e investimentos. ”
Robert Kiyosaki é claramente uma figura fundamental no mundo dos investimentos e finanças pessoais e esses fatos sobre ele, seu negócio e como ele aumentou sua riqueza certamente inspirarão as pessoas a começar a investir ou talvez escolher uma cópia de um de seus 30 livros e começar a aprender mais.