Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Se os fundos mútuos diversificam o risco, por que eles são considerados arriscados?
Os fundos mútuos investem em títulos, sejam ações ou dívidas, cujos valores flutuam junto com o movimento do mercado. Isso os torna arriscados porque o NAV do fundo depende dos valores de segurança individuais mantidos na carteira do fundo. Mas como os fundos mútuos investem em títulos em diferentes setores, eles diversificam esse risco de mercado. Como um fundo investe em muitas ações, o risco de todas elas caírem de valor em um determinado dia é pequeno. Portanto, é verdade que os fundos mútuos diversificam o risco, mas não o eliminam. A diversificação seguida por um gestor de fundos reduz o risco de mercado do fundo na medida da diversificação. Quanto mais diversificado é um fundo, menos arriscado ele é.
Fundos concentrados, como fundos temáticos ou setoriais, são mais arriscados do que os fundos multi-cap afetarão todas as empresas do setor afetado de uma forma ou de outra, enquanto em um fundo multi-cap, a diversificação entre setor e capitalização funciona como um airbag durante um acidente de carro, reduzindo o impacto da condição desfavorável no NAV do fundo.
Ao investir em fundos mútuos, observe o grau de diversificação na alocação setorial do fundo. Dependendo da sua capacidade de assumir riscos, escolha um fundo com o tipo certo de diversificação que mais lhe convier.