in

Sistema dual na Itália: o que é, como funciona e quem pode se beneficiar dele

O sistema dual é um modelo de formação profissional que combina teoria e prática de trabalho, com o objetivo de promover a empregabilidade dos jovens. Nascido na Alemanha e difundido em vários países do norte da Europa, esse modelo vê instituições de treinamento e empregadores colaborando para o treinamento e o emprego de jovens
.

Em junho de 2024, o INPS assinou um novo projeto de acordo-quadro para regular os caminhos de alternância entre trabalho e escola com foco no sistema dual.

Neste guia, explicamos o que é o sistema dual, seus objetivos, como funciona, suas ferramentas, a quem se destina, quem pode aplicá-lo, as vantagens e os recursos disponíveis.

O que é o sistema dual

O sistema dual é um modelo de treinamento profissional que alterna momentos de treinamento em sala de aula com momentos de treinamento prático em ambientes de trabalho. Isso permite que os jovens adquiram experiência profissional e habilidades profissionais durante sua educação e treinamento.

Na Itália, o sistema dual foi introduzido pelas reformas do mercado de trabalho e da escola em 2014 e 2015. Posteriormente, foi regido por um Acordo da Conferência das Regiões Estaduais de 25 de setembro de 2015. Nos primeiros dois anos de experimentação, cerca de 60.000 jovens estiveram envolvidos
.

Objetivos do sistema dual

O objetivo do sistema dual é promover a empregabilidade de jovens entre 15 e 25 anos, incentivando o encontro entre demanda e oferta de trabalho. Esse modo de aprendizagem visa tornar os sistemas de educação e treinamento mais sinérgicos com o mercado de trabalho das seguintes maneiras:

  • melhoria da qualidade com processos de reconhecimento de habilidades e adaptação de currículos
  • incentivar a transição dos jovens do sistema educativo para o mundo do trabalho com vista a reduzir o desemprego juvenil

Como funciona o sistema dual

O sistema dual é um modo de aprendizado baseado na alternância de:

  • momentos de treinamento em sala de aula em uma instituição de treinamento
  • momentos de treinamento prático em ambientes de trabalho em uma empresa ou organização

Para regularizá-los, também levando em conta a legislação relevante de 2024, o INPS decidiu adotar um novo esquema de acordo-quadro para regular os caminhos de alternância entre trabalho e escola. Os acordos que serão assinados identificarão o local de trabalho onde o aluno poderá treinar, delineando os objetivos de acordo com o perfil educacional, cultural e profissional da área de estudo. Os estudantes estarão segurados contra todas as lesões e o INPS garantirá informações e treinamento específico sobre riscos comerciais
.

As ferramentas do sistema dual

Existem três ferramentas para implementar esse modelo de aprendizado:

  1. Alternância reforçada: metodologia de ensino prevista como parte do segundo ciclo de ensino, tornada obrigatória em todas as instituições de formação e tipo de percurso com períodos de aplicação prática não inferiores a 400 horas por ano.
  2. Empresa de treinamento simulado: métodos de realização da alternância, implementados por meio da criação de uma empresa virtual, animada pelos alunos de uma turma, que realiza uma atividade de mercado e se refere a uma empresa real. Este método de treinamento também prevê períodos de aplicação prática não inferiores a 400 horas por ano.
  • Aprendizagem de primeiro nível: permite a obtenção de uma qualificação e a aquisição de experiência profissional direta.
  • Para quem é

    O sistema dual tem como objetivo:

    • professores de escolas públicas
    • empresas
    • pessoal de instituições de treinamento
  • freelancers (designers, tutores, professores, consultores)
  • Quem pode aplicá-lo

    O sistema dual pode ser aplicado em todas as situações de treinamento em que há um tutor duplo que cuida da alternância entre escola e trabalho e do aprendizado. Tanto em nome de entidades públicas (escolas) quanto em nome de entidades privadas (instituições de formação), em cursos de formação profissional (IEFP, IFTS,
    ITS).

    As vantagens do sistema dual

    Empregadores privados em todos os setores econômicos produtivos que ativam caminhos duplos têm vantagens de natureza diferente:

    • contribuição e benefícios fiscais
    • alívio salarial
    • incentivos econômicos

    As vantagens e incentivos são ativados em nível regional com chamadas específicas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    pexels artem podrez 5716055

    Podcasting 2024: os melhores softwares e ferramentas para usar

    donne

    Fundo da República Digital 2024: chamadas para jovens, mulheres e desempregados